UNDIME SÃO PAULO REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO COM O NOVO CONSELHO DE REPRESENTANTES

A Undime São Paulo realizou ontem, 08 de abril, na sede da seccional paulista, em São Paulo, a reunião ordinária com os Dirigentes Municipais de Educação (DME) representantes de polo, coordenadores das macrorregiões, Diretoria Executiva e, também, com a participação de representantes da Secretaria do Estado da Educação (SEE) e das empresas institucionais e parceiras da Undime-SP.

A reunião de trabalho, que teve a representação de educadores de todas as regiões do estado, foi presidida pelo presidente da Undime São Paulo e DME de Sud Mennucci, Prof. Luiz Miguel Martins Garcia, pela Vice-Presidente e DME de Atibaia, Márcia Bernardes, pela Secretária de Articulação e DME de Tremembé, Cristiana Berthoud, pela Vice-Presidente Regionais/Grande São Paulo e DME de Francisco Morato, Lélia Hartmann, pelo Vice-Presidente Regionais/Interior e DME de Porto Feliz, Celso Fernando Iversen, e pela Secretária de Coordenação Técnica e DME de Jacareí, Maria Thereza Cyrino.

No período da manhã, a reunião foi pautada no lançamento oficial da campanha “A Escola na Vibe da Paz”, projeto que apoiará os municípios na mobilização, implementação e disseminação de ideias e boas práticas que envolvam gestores, professores, famílias, alunos, funcionários e comunidades do entorno da escola com o objetivo de elaborar, de forma colaborativa, diretrizes efetivas e políticas públicas para a promoção da saúde emocional das comunidades escolares de todo o estado.

Promoveu, ainda, uma mesa que debateu sobre a atuação emergencial das redes municipais para abordar morte, luto e violência nas escolas, a utilização de dados dos questionários das escolas presentes no QEdu a partir da Prova Brasil de anos anteriores, para mapear o nível de violência veladas nas escolas, promoção de saúde e suporte efetivos e sobre a promoção de saúde e posvenção diante de situações de trauma e luto nas escolas municipais do Estado de São Paulo.

No período da tarde, Cristiana Berthoud e Celso Iversen, apresentaram as propostas de agenda de formações com os parceiros institucionais, como a Associação Nova Escola, Telefônica Vivo, CENPEC, Centro de Referência em Educação Integral, Fundação Lemann, Fundação Itaú, CEDAC e Cidade Escola Aprendiz.

Posteriormente, o Presidente da Undime São Paulo e DME de Sud Mennucci, Prof. Luiz Miguel Garcia, tomou a condução da mesa e ressaltou a importância da representatividade, do regime de colaboração e da participação dos Dirigentes de Educação que atuam como representantes nos polos e macrorregiões da Undime-SP.

Na pauta, também foi discutido sobre os fóruns, conselhos e comissões existentes, organização de calendários de eventos, ampliação do quadro de associados, organização dos polos regionais e sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa.

Garcia destacou a relevância da Editora do Brasil, Crescer, Editora Moderna, Planneta Educação, Foccus, FTD Educação e Somos Educação, patrocinadores do Fórum Estadual e parceiros na realização de formações e atividades educacionais.