UNDIME SÃO PAULO REALIZA 27° FÓRUM ESTADUAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM ATIBAIA-SP

Ao todo, mais de 433 pessoas entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos educacionais e parceiros institucionais de 275 cidades do estado participaram do evento, que é um dos maiores eventos de Educação Básica do país.

nishiyama 099

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP) realizou, de 16 a 17 de março, na cidade de Atibaia-SP, o 27° Fórum Estadual da Educação Básica com o tema: “UNDIME+30: Superar, inovar, transformar!.” Ao todo, mais de 433 pessoas entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos educacionais e parceiros institucionais de 275 cidades do estado participaram do evento, que é um dos maiores eventos de Educação Básica do país e contou com a representatividade do Ministério da Educação, Secretaria Estadual, Tribunal de Contas, INEP, Ministério Público e UNDIME Nacional.

No primeiro dia do evento temas como a Agenda da Educação Pública no Brasil e o papel dos municípios; Primeira Infância: Cumprindo as metas do Plano Nacional (PNE) e do Plano Municipal (PME) e o Financiamento da Educação foram discutidos com bastante ênfase.

nishiyama 141O Professor, escritor e filósofo Mário Sergio Cortella fez uma palestra inaugural com o assunto: “Inovar a gestão e transformar a realidade: Novos temos, novas atitudes. “A cada dia, temos mais velocidade de comunicação, das relações, de mudanças de cenário, de conhecimento, de aprendizado. Isso nos obriga a perceber as alterações que estão ocorrendo, de maneira a reorientar o nosso processo de trabalho. Aliás, também na forma de como os alunos chegam até nós. Nós mudamos com processos: processos de vida, processos humanos e processos de conhecimento”, concluiu o professor.

Em sua fala de abertura a Profa. Marialba Carneiro, (Presidente da UNDIME-SP, biênio de 2015-2016), agradeceu a participação dos DMEs e demais participantes e, sobremaneira, ressaltou a relevante presença dos convidados que fariam as palestras e discussões nas diferentes mesas de debate. Falou da importância dos 30 anos da UNDIME Nacional e os 29 anos de existência da UNDIME SP, que possui extrema relevância no contexto brasileiro. “Sem dúvidas a Educação é o setor mais desafiador e, também, o mais transformador de uma gestão municipal. Queremos promover igualdade na educação, é isso que sempre desejamos. Temos um importante papel e um enorme desafio pela frente, pois as lutas são inúmeras e os desafios gigantescos. O cenário político e econômico está em crise, mas nós precisamos acreditar”, disse a Profa. Para terminar a Presidente da UNDIME-SP parafraseou uma parte do livro Dom Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes, que diz: “Mais importante do que chegar as estalagens é o caminho que você faz até elas”, finalizou.

nishiyama 040O dia contou com palestras de Leandro José Franco Damy, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de São Paulo; José Francisco Carbonari, do Secretário de Educação da cidade de São Paulo; Alexandre Schneider, do Presidente Nacional da UNDIME Nacional; Aléssio Costa Lima, pelo Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna; Mozart Neves Ramos, por Cláudia Costin; gestora pública e professora universitária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de  Zilma de Oliveira; professora da Universidade de São Paulo (USP), pela professora Cleide Bauab Bochixio; Secretária-Adjunta da Secretaria de Educação de Santo André, de André Portela Fernandes de Souza; da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do ex-prefeito da cidade de Votuporanga-SP e Representante da Associação dos Municípios da Araraquarense (Associação AMA); Nasser Marão Filho e de Carlos Eduardo Sanches, Assessor Educacional da UNDIME Nacional.

Durante todo o Fórum os DMEs e demais participantes puderam conhecer os serviços e sistemas educacionais através dos stands dos parceiros institucionais, como o SEFE – Sistema Educacional Família e Escola, FTD Educação, SOMOS Educação e Editora Moderna, além dos pontos de plantão de atendimento do escritório do FNDE/MEC, Plataforma CONVIVA Educação e consultoria Jurídico-Educacional.

No início da noite foi proporcionado um jantar dançante em comemoração aos 30 anos da UNDIME Nacional, os 29 anos da UNDIME-SP, além da homenagem à professora Marialba Carneiro, que encerrou sua gestão na Diretoria Executiva como Presidente Estadual no biênio de 2015 e 2016.

nishiyama 015No dia 17, sexta-feira, a pauta do Fórum foi em torno das “Avaliações Externas e a nova Base Nacional Comum Curricular; Inovações na Educação:  Possibilidades de Gestão e Investimento e Acertando na Prestação de Contas: Tribunal de Contas e Ministério Público explicam” e contou com os esclarecimentos da Professora Mara Suzany, ex-DME do município de Taguaí, da Presidente do INEP; Maria Inês Fini, da Alícia Freijo Rodriguez; da Fundação Itaú; do David Boyd; da Fundação Lemann; Anna Penido; do Instituto Inspirare, Lúcia Dellagnelo; do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Gislaine Munhoz; da Rede Municipal de Educação de São Paulo, da Profa. Maria Regina Passos Pereira; da PUC-SP, do Prof. Luiz Miguel Martins Garcia, Secretário de Educação de Sud Mennucci e membro da Diretoria Executiva, do Dr. Silvo Graboski de Oliveira, Assessor Jurídico da UNDIME-SP, de Alexandre Dutra de Carvalho; do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, da  Dra. Élida Graziane Pinto e do Dr. André Vitor de Freitas; do Ministério Público Estadual.

Após as discussões das mesas, foi apresentado, pela Profa. Silvia Cristina Rodolfo, ex-DME de Votuporanga-SP e Secretária Financeira (biênio 2015-2016) a prestação de contas da última gestão. Em seguida, foi realizada a eleição da próxima Diretoria Executiva e o referendo, por aclamação, dos representantes dos 49 novos polos regionais e a escolha da Prof. Dr. Luiz Miguel Martins Garcia como o novo Presidente da UNDIME-SP onde apresentou o Plano de Trabalho para as ações educacionais de 2017.

18

nishiyama 080

Galeria de Fotos      Material das Palestras