UNDIME SÃO PAULO LANÇA CAMPANHA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EMOCIONAL PARA AS COMUNIDADES ESCOLARES

Com o objetivo de elaborar, de forma colaborativa, diretrizes efetivas e políticas públicas para a promoção da saúde emocional das comunidades escolares de todo o estado, a Undime São Paulo realizou ontem, 08, durante a primeira reunião ordinária do Conselho de Representantes, em São Paulo, o lançamento oficial da campanha “A Escola na Vibe da Paz”, projeto que apoiará os municípios na mobilização, implementação e disseminação de ideias e boas práticas que envolvam gestores, professores, famílias, alunos, funcionários e comunidades do entorno da escola.

A sensibilização para o desenvolvimento da campanha surgiu pós massacre na E.E. Raul Brasil, em Suzano, no dia 13 de março, que resultou na morte de jovens alunos e funcionários, onde gerou, consequentemente, o choque emocional nas pessoas que acompanharam o episódio.

No primeiro momento da campanha, a seccional paulista da Undime realizará a mobilização geral para constituição de parcerias e elaboração de materiais de campanha. Posteriormente, oportunizará formação inicial das comunidades escolares nas macrorregiões, além da sensibilização da sociedade civil e discussão de políticas públicas.

Os municípios terão papeis fundamentais e de extrema relevância. De início, as cidades paulistas serão responsáveis pela sensibilização e mobilização das comunidades escolares e dos órgãos municipais; formação continuada e monitoramento das comunidades escolares e a implementação de projetos e políticas públicas.

Durante a abertura da reunião, Márcia Bernardes, Vice-Presidente da seccional paulista e Dirigente de Atibaia, que estava representando o Prof. Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime-SP e Dirigente de Educação de Sud Mennucci, desejou boas-vindas aos dirigentes e convidados presentes e ressaltou a importância da campanha. “A Undime não poderia deixar de tratar este tema. Neste sentido, entendemos que o regime de colaboração, que se faz presente nesta parceria entre os municípios, é fundamental para pensarmos em ações e instrumentos suficientes para a realização de um trabalho socioemocional diferenciado e preciso para as nossas redes”, destacou.

Rossieli Soares da Silva, Secretário de Estado da Educação de São Paulo, participou do lançamento e destacou a relevância do projeto. “Na sexta-feira, 15 de março, dois dias após a tragédia, em Suzano, realizamos uma reunião dentro da escola onde chamamos especialistas e instituições diversas, inclusive a Undime, para participar de um debate sobre como deveríamos fazer o suporte àquela escola e as redes estadual e municipal de Suzano. O debate foi importante para evidenciarmos a situação e não deixá-la no esquecimento”, disse o Secretário.

Silva reforçou, ainda, a importância de os jovens estarem mais próximos das escolas e de suas comunidades. “Estamos necessitando cada vez mais dar espaço aos jovens e ouvi-los dentro do processo educacional. Olhamos experiências interessantes e importantes de como é ter a discussão do projeto de vida do jovem dentro das escolas em tempo integral, enquanto que nas outras que não têm, você conversa com esses alunos e eles sentem a necessidade de tê-lo. Se faz necessário, também, o aprimoramento e desenvolvimento das competências socioemocionais, já previsto na Base Nacional Comum Curricular. Entendemos que m regime de colaboração podemos avançar juntos”, finalizou.

Cristiana Berthoud, uma das idealizadoras da campanha, que é Secretária de Articulação da Undime-SP e DME de Tremembé, reforçou a importância da família no contexto escolar e do cuidado e responsabilidade conjunta dos pais com a comunidade escolar. “A campanha não é direcionada para professor e aluno, mas sim uma campanha para todos os envolvidos na educação. Temos condições de viabilizar um processo social e político para a promoção da saúde mental. Queremos promover saúde emocional num ambiente de segurança onde todos podem se sentir acolhidos num ambiente de inúmeras diferenças”.

Berthoud evidenciou que o aluno não existe sem a própria família e que a escola precisa dialogar com os mesmos. “Sensacional é juntar a família com a escola em uma relação saudável. Conjuntamente, entendendo a relação entre pais e filhos, é possível trabalhar saúde emocional”, frisou.

Simbolicamente os presentes aderiram a ideia colando no peito o adesivo da campanha #AEscolaNaVibeDaPaz. O lançamento teve o apoio da Nova Escola que fez a transmissão do evento ao vivo (disponível no link: https://www.facebook.com/novaescola/videos/2194553744189739/).

A eventualidade contou com a presença do Secretário Executivo da Secretaria de Estado, Haroldo Corrêa da Rocha, Do Vice-presidente Regionais/Interior e DME de Porto Feliz, Celso Fernando Iversen, da Vice-Presidente Regionais Grande São Paulo e DME de Francisco Morato, Lélia Hartmann, da Secretária de Coordenação Técnica e DME de Jacareí, Maria Thereza Cyrino, do DME de Suzano, Leandro Bassini, dos representantes de polo e coordenadores das macrorregiões.