UNDIME SÃO PAULO INICIA O 27° FÓRUM ESTADUAL, EM ATIBAIA

57A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP) iniciou nesta quinta-feira, 16 de março, em Atibaia-SP, o 27° Fórum Estadual com o tema: “UNDIME+30: Superar, inovar, transformar!”. O evento iniciou com uma apresentação cultural realizada por Kiara Terra que, de forma lúdica e descontraída, apresentou histórias e reflexões sobre as transformações da vida e da sociedade. Ao todo, mais de 433 pessoas entre dirigentes, técnicos e parceiros de 275 cidades do estado estão participando do evento.

Após a apresentação cultural, a mesa de abertura “Agenda da Educação Pública no Brasil e o Papel dos Municípios” foi composta pela Presidente da UNDIME-SP; Profa. Marialba Carneiro, por Leandro José Franco Damy, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de São Paulo; José Francisco Carbonari, do Secretário de Educação da cidade de São Paulo; Alexandre Schneider e do Presidente Nacional da UNDIME Nacional; Aléssio Costa Lima.

Em sua fala de abertura a Profa. Marialba Carneiro, Presidente da UNDIME-SP, agradeceu a participação dos DMEs e demais participantes e, sobremaneira, ressaltou a relevante presença dos integrantes da Mesa de Honra. Falou da importância dos 30 anos da UNDIME Nacional e os 29 anos de existência da UNDIME SP, que possui extrema relevância no contexto brasileiro. “Sem dúvidas a Educação é o setor mais desafiador e, também, o mais transformador de uma gestão municipal. Queremos promover igualdade na educação, é isso que sempre desejamos. Temos um importante papel e um enorme desafio pela frente, pois as lutas são inúmeras e os desafios gigantescos. O cenário político e econômico está em crise, mas nós precisamos acreditar“, disse a Profa. Para terminar a Presidente da UNDIME-SP parafraseou uma parte do livro Dom Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes, que diz: “Mais importante do que chegar as estalagens é o caminho que você faz até elas“, finalizou.

Logo em seguida o Secretário-Adjunto da Secretaria de Educação de São Paulo, Francisco Carbonari, que veio ao evento representando o Secretário Estadual de Educação, Renato Nalini, fez uso da palavra falando sobre a construção do Plano Nacional da Educação e de um Sistema Nacional de Educação. “Estamos construindo a educação para darmos um salto quantitativo, porém, não basta apenas enfrentar o desafio de crescermos quantitativamente, juntos e com clareza temos que ultrapassar as barreiras qualitativas. Não podemos apenas colocar as nossas crianças nas creches se não soubermos trabalhar para que ambas desenvolvam-se e aprendam“, disse o secretário.

Alexandre Schneider, Secretário Municipal de São Paulo, fez uso da palavra e ressaltou os desafios de secretariar a Educação da maior cidade do país, São Paulo. “Nós precisamos inovar. Trabalhamos em uma área que está envolvida com a universalidade e, através dela, podemos construirmos em rede uma educação de qualidade. Nossa luta tem um valor: o direito educacional das crianças e jovens dos nossos municípios“, falou o secretário.

Na sequência, Leandro José Franco Damy, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, falou da importância do PAR e do cenário econômico. Informou que apenas 40% dos municípios do estado de São Paulo podem solicitar recursos financeiros e retratou que 265 cidades do estado preencheram as informações referentes ao Plano de Ações Articuladas. Damy colocou a equipe do FNDE à disposição para solucionar dúvidas e outras questões referentes as senhas do SIMEC durante os dois dias de evento em Atibaia.

O Presidente da UNDIME Nacional, Alessio Costa Lima, falou sobre o fundamental apoio da Professora Marialba Carneiro na UNDIME Nacional e a contribuição nas sugestões de ideias para o desenvolvimento de ações voltadas à Educação. Na sequência o Prof. Aléssio falou das 26 seccionais do país e da integração existentes entre ambas. Reforçou que a UNDIME é uma associação civil que tem como princípios o pluralismo, a autonomia, democracia, transparência, impessoalidade e a legalidade. Ao final da fala Aléssio lembrou do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação que acontecerá em Fortaleza- CE.

Para finalizar o evento no período da manhã foi realizada a palestra inaugural com o professor e filósofo Mario Sergio Cortella, que falou sobre: “Inovar a Gestão e transformar a realidade: Novos tempos, novas atitudes. “A cada dia, temos mais velocidade de comunicação, das relações, de mudanças de cenário, de conhecimento, de aprendizado. Isso nos obriga a perceber as alterações que estão ocorrendo, de maneira a reorientar o nosso processo de trabalho. Aliás, também na forma de como os alunos chegam até nós. Nós mudamos com processos: processos de vida, processos humanos e processos de conhecimento“, concluiu o professor.

59

Galeria de Fotos