UNDIME SÃO PAULO DÁ POSSE À DIRETORIA EXECUTIVA QUE FARÁ GESTÃO DA SECCIONAL DURANTE O BIÊNIO 2021/2022

Na tarde desta quinta-feira, 1° de julho, a seccional paulista da União Nacional dos Dirigentes Municipal de Educação (UNDIME) deu posse à nova diretoria executiva eleita para os trabalhos de 2021 e 2022. Márcia Bernardes foi oficialmente intitulada e diplomada como a presidente da diretoria. A Dirigente Municipal de Educação (DME) de Mairiporã-SP, que já era presidente da instituição enquanto DME da cidade de Atibaia-SP, foi reeleita, por unanimidade, pelos gestores educacionais paulistas, em assembleia geral virtual, no fim de abril deste ano.

A posse, que aconteceu na sede da instituição, em São Paulo, e com transmissão simultânea pela Internet, contou com a participação dos novos membros da Diretoria Executiva, e foi marcada por falas importantes de comprometimento, regime de colaboração e responsabilidade para com a educação pública paulista.

Na abertura, o presidente da UNDIME e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Garcia, que participou remotamente, falou da importância da seccional no contexto brasileiro. “A Undime, que é a união de todos, realiza um trabalho coletivo que gera conhecimento e indica caminhos e possibilidades para que os gestores educacionais exerçam o trabalho com maestria”.

“O Regime de Colaboração com a Undime São Paulo é muito relevante para o nosso trabalho. O fortalecimento dessa união é importante para a construção do debate público, ampliação das políticas e de ideais”, disse o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares.

O DME anfitrião, Fernando Padula, que gere a maior rede do país, disse sobre a dimensão da troca de experiência que a Undime proporciona. “A preocupação com a melhoria da aprendizagem dos alunos, que é algo coletivo, nos ajuda a pensar nas melhores soluções junto com a UNDIME”, concluiu.

O prefeito de Mairiporã-SP, Walid Ali Hamid, popular Aladim, explanou que a Undime representa a classe da Educação. Junto ao Governo do Estado, a seccional paulista foi um relevante instrumento para a consolidação da vacinação dos profissionais da Educação”, concluiu.

Para oficializar a solenidade, Padula e Aladim realizaram a diplomação da presidente da seccional, Márcia Bernardes.

Posteriormente, em seu discurso de posse, Márcia Bernardes destacou a importância da ampliação de políticas públicas, do trabalho dos gestores educacionais e do papel de liderança de cada um. “A Educação Pública pede o nosso constante apoio. Ela quer nos ouvir, por isso nos foi confiada a missão de entregar oportunidades e auxiliar na concretização de sonhos”.

Aqui, hoje, representamos vidas de crianças, jovens e milhares de profissionais da Educação Municipal que possuem propósitos de vida, projetos de vida que devem ser efetivados. Como é bom sonhar e realizar sonhos, complementou Bernardes.

A representante dos gestores paulistas ainda reforçou a urgente necessidade da valorização dos profissionais da educação e cumprimento da Lei do Piso Nacional, cumprimento dos Planos Nacional e Municipal de Educação, dos planos municipais da Primeira Infância, e da formação docente.

Marcelo Batista, vice-presidente das regionais do Interior (DME de Votuporanga-SP); Lélia Hartmann, vice-presidente das regionais da Grande São Paulo (DME de Francisco Morato-SP); Maria Thereza Cyrino, secretária de Coordenação Técnica (DME de Jacareí-SP); Angelita Ortolan, secretária de Articulação (DME de Cordeirópolis-SP); Denize Jacob, secretária de Finanças (DME de Brejo Alegre); André Luis de Francesco, secretário de Assuntos jurídicos (DME de Limeira-SP); e Silvana Souza, secretária de Comunicação (DME de Araçatuba-SP), também tomaram posse. Celso Iversen, vice-presidente eleito da instituição (DME de Porto Feliz-SP), por questões médicas, acompanhou o evento virtualmente.

Na sequência, Katia Stocco, Diretora do Instituto Reúna e ex-Secretária de Educação Básica (SEB), do ministério da Educação (MEC), fez uma palestra sobre as “Habilidades prioritárias para o retorno às aulas presenciais”.