Última reunião ordinária do ano de 2016 foi realizada pela UNDIME-SP na última terça-feira

2A UNDIME-SP realizou, na última terça-feira, dia 06 de dezembro, sua última reunião ordinária do ano. O evento ocorreu na Sede da UNDIME-SP, na cidade de São Paulo-SP.

Ao todo, o evento contou com a presença de 78 participantes vindos de 46 municípios: Apiaí, Arujá, Bilac, Boituva, Botucatu, Brejo Alegre, Cachoeira Paulista, Campinas, Capela do Alto, Colômbia, Cravinhos, Descalvado, Fartura, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Guariba, Ilha Solteira, Ipaussu, Itapetininga, Itapeva, Jeriquara, Laranjal Paulista, Limeira, Mogi das Cruzes, Monte Alto, Motuca, Nova Campina, Paraibuna, Paranapanema, Pedreira, Pedro de Toledo, Pereira Barreto, Piquete, Praia Grande, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santa Bárbara D´Oeste, Santa Izabel, Santos, São João da Boa Vista, São Pedro, Socorro, Sud Mennucci, Tabapuã, Taquarituba e Votuporanga.

A reunião teve início às 8 da manhã, com um café da manhã de boas-vindas e o credenciamento dos participantes. Após o café, os trabalhos foram iniciados pela presidente da UNDIME-SP e DME de Pereira Barreto, professora Marialba Carneiro. A presidente agradeceu os parceiros da UNDIME-SP: Planneta Educação, representada por Renata Dias, e a FTD, representada por Renan Ribeiro.

Segundo a professora Marialba, 75% dos Secretários de Educação encerrarão suas gestões ao início do ano que vem, um fato perfeitamente normal e que faz parte do dia-a-dia de um sistema democrático, e a harmonia na transição entre as gestões é de extrema importância nesse processo. “Temos sempre que nos lembrar que, quem ganha com uma transição bem-feita é a criança que está na escola. Foi por ela que assumimos o compromisso das Secretarias, e é por ela que temos que receber os novos Secretários da melhor forma possível, com todas as informações necessárias, para que ele possa fazer também uma gestão de excelência e, consequentemente, para que o Brasil possa, no futuro, contar uma história diferente”, afirmou.

3Em seguida foi apresentada, pelo representante do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Dr. Alexandre Dutra Lopes de Camargo, uma palestra onde foram discorridos temas a respeito da fiscalização da Prestação de Contas da Educação. O TCESP vem realizando um trabalho destinado a avaliar dois aspectos intimamente associados à qualidade do ensino oferecido nas unidades das redes públicas municipais: a valorização do corpo docente e a disponibilidade de uma série de instalações e recursos pedagógicos essenciais ao pleno desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem. Dr. Alexandre deu também algumas recomendações para os Dirigentes Municipais de Educação que estão terminando suas gestões.

Após a palestra do Dr. Alexandre, a Secretária de Finanças da UNDIME-SP e DME de Votuporanga, Silvia Cristina Rodolfo, apresentou o balanço da Gestão 2015/2016, onde foram lembrados todos os eventos realizados pela UNDIME-SP e por seus parceiros, bem como os representantes da UNDIME-SP neles. Ao todo, foram realizados 120 eventos durante o ano de 2016.

O Assessor Jurídico da UNDIME-SP, Dr. José Silvio Graboski de Oliveira, esteve presente, e deu informações sobre as orientações jurídicas que estão programadas para o ano de 2017. Segundo ele, as orientações terão início já no mês de janeiro.

Foram apresentadas, pela Coordenadora do PNAIC no Estado de São Paulo pela UNDIME-SP Eliana Hara de Carvalho Rabelo, informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC 2016. O PNAIC propõe, para o trimestre final do ano, a implementação de estratégias didático-pedagógicas que permitam às crianças a consolidação no aprendizado da leitura, da escrita e da matemática propostas para serem alcançadas em cada ano de alfabetização.

Antes do encerramento, as propostas para o Plano de Trabalho de 2017 foram apresentadas e registradas, e algumas informações de propósito geral foram apresentadas. Dentre elas, é importante destacar o Seminário sobre Gestão da Educação Municipal em Rede, que ocorrerá no dia 31 de janeiro de 2017 na Uninove, o 27º Fórum Estadual UNDIME-SP, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de março no Hotel Tauá, em Atibaia, a capacitação que ocorrerá na Universidade de Aveiro, em Portugal, as Oficinas da Plataforma Conviva “Memorial de Gestão, e o Bett Brasil Educar 2017, que ocorrerá em maio. Foi apresentada a versão provisória do calendário de 2017, com as datas das  oficinas e capacitações.

7

Galeria de Fotos

Material das palestras