TREMEMBÉ SEDIA 1° ENCONTRO PELA INFÂNCIA COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 500 EDUCADORES

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tremembé, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a Associação Missionários da Santíssima Trindade e da Undime São Paulo, realizou no dia 07 de junho, o 1º Encontro pela Infância de Tremembé. Um encontro para profissionais da Educação, de 13 cidades,  que trabalham e estudam com a infância. O evento foi presidido pela Dirigente Municipal de Educação de Tremembé e Secretária de Articulação da Undime São Paulo, Profa. Dra. Cristiana Berthoud.

O evento, que aconteceu no Salão Novo Tempo da Igreja Adventista, iniciou com uma contação de histórias do artista, educador e escritor de literatura infantil Victor Narezi, que emocionou os mais de 500 participantes. A ideia inicialmente era atender as escolas de Educação Infantil e Fundamental I do município, porém diante da importância do tema e da abrangência das discussões, os organizadores abriram também para convidados de outros municípios, comparecendo Dirigentes Municipais de Educação, técnicos e professores de mais 12 cidades da região, como São Paulo, Santa Isabel, São José dos Campos entre outros.

Os presentes, tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras com temas importantes com dois profissionais muito experientes, Adriana Klysis e Andrei Alberto Muzel.

Adriana Klisys, ministrou a palestra sobre “O Brincar na Infância”. Klisys tem uma vasta experiência no tema e diversas publicações, é diretora do caleidoscópio Brincadeira e Arte, formada em Psicologia pela PUC-SP e formadora do Instituto Avisa Lá.

Andrei Muzel, DME de Itapeva e Secretário de Articulação Técnica da Undime São Paulo trouxe para o evento de maneira dinâmica e muito instigante a discussão sobre “Cultura da Infância – reflexões sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil”. Muzel é doutor em Ciências pela Universidade Nacional de La Plata, Argentina, mestre em Comunicação e Cultura pela Uniso.  Além de Pedagogo, diretor teatral e autor do livro Educação Infantil: Cultura da Infância?

O encontro foi muito elogiado pelos participantes que saíram motivados e cheios de ideias e projetos. Segundo a Secretaria de Educação de Tremembé, o próximo encontro contemplará pautas para os profissionais que atual no ensino fundamental II (atendendo alunos do 6º ao 9)º, para que se façam um ampla discussão sobre os jovens. “A formação continuada dos professores é um dos focos da Rede Municipal na garantia da melhora da aprendizagem dos estudantes”, diz a Secretaria em nota.

Foto: Prefeitura de Tremembé