TARDE DO PRIMEIRO DIA DO 29° FÓRUM ABORDA EDUCAÇÃO INFANTIL E SOBRE PRÁTICAS EDUCACIONAIS

O primeiro dia de atividades do 29° Fórum Estadual da Undime São Paulo foi repleto de novidades. Com a participação de Dirigentes e Técnicos educacionais de todo o estado de São Paulo, diversas temáticas foram abordadas nos debates e palestras que abordaram o cenário da educação pública municipal.

No período da tarde, Leandro Beguoci, da Associação Nova Escola, Cristiana Berthoud, Secretária de Articulação, e Andrei Muzel, Secretário de Coordenação Técnica da Undime São Paulo, apresentaram os resultados de uma pesquisa realizada pela seccional sobre o retrato da Educação Infantil no Estado de São Paulo, onde mais de 430 municípios participaram.

A pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção sobre a rede de educação infantil nos municípios de São Paulo. Pelo resultado, ficou constatado que 76% dos municípios têm o DME como responsável pela Educação Infantil, 45% por meio de coordenação técnica e 16% por coordenadores gerais, incluindo EI. Em breve a pesquisa será disponibilizada no portal da Undime São Paulo.

Na sequência, uma palestra sobre o livro “País Mal-Educado – por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?” foi realizada pelo escritor e jornalista Daniel Barros. Mediada pelo Secretário de Assuntos Jurídicos e Dirigente Municipal de Educação de Porto Feliz, Celso Iversen, Barros destaca, entre diversas temáticas, sobre os grandes fatores para a baixa aprendizagem, sendo o atraso histórico no acesso; baixa qualificação dos professores; a baixa atratividade para a carreira docente; a falta de clareza sobre o que ensinar e quando; a descontinuidade e falta de avaliação das políticas, entre outros, as principais causas.

Posteriormente, o professor e escritor Celso Antunes explanou sobre a perspectiva da autonomia para a construção dos sonhos, sobre práticas para a sala de aula, de ações que asseguram a qualidade de ensino baseadas em fatos do cotidiano e de modelos ativos de gestão de sala de aula.

Por último, os representantes dos 49 polos regionais e coordenadores das 13 macrorregiões da Undime São Paulo se reuniram para explanar sobre a identidade dos representantes de polo e macro; construção da proposta de trabalho “formações nos polos” e sobre o calendário de ações para 2019.