SEMINÁRIO “SEMEAR EDUCAÇÃO” DO TRIBUNAL DE CONTAS, É REALIZADO PARA DISCUTIR PROJETOS EM EDUCAÇÃO

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo promoveu nesta quinta-feira, 29, o seminário “Semear Educação”, criado para debater experiências transformadoras que ajudaram a melhorar o ensino em várias cidades do país. A eventualidade foi realizada no edifício-sede do Governo de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes, e contou com a participação de mais de 800 gestores públicos do estado.

Com a iniciativa, realizada em parceria com a Undime São Paulo (União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo), Fundação Lemann, Fundação Brava, e o Governo do Estado, o TCESP pretendeu estimular o intercâmbio de projetos inovadores entre as administrações.

A abertura solene contou com a participação do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o Secretário Estadual da Educação/São Paulo, José Renato Nalini, do Presidente da Undime São Paulo, Prof. Luiz Miguel Garcia, do Presidente do TCESP, Sidney Beraldo, do Presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris, do Diretor Executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne e da Diretora-Executiva da Fundação Brava, Miriam Ascenso.

Em sua fala de abertura, o professor Luiz Miguel agradeceu a participação dos Prefeitos, Dirigentes Municipais de Educação e demais presentes e ressaltou o importante elo entre os gestores públicos que sempre buscam o aprimoramento da Educação. “SEMEAR EDUCAÇÃO significa acreditar que a vida é mais importante que as mazelas e que a crença no ser humano é transformadora do mundo em que estamos inseridos“, disse o Presidente da Undime São Paulo.

Luiz Miguel destacou ainda o fundamental papel do TCESP em acompanhar e ajudar os municípios a gerirem suas finanças e recursos da forma correta. “Este evento e seus desdobramentos são essenciais no mundo atual. Sozinhos não iremos a lugar nenhum e nem conseguiremos enxugar o gelo de algumas situações latentes e demandas emergenciais. Precisamos sentar à mesa e tratar com serenidade, responsabilidade e urgência a execução dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação e os compromisso que eles exigem. Precisamos tratar com franqueza e honestidade o financiamento da educação. O município não se omite e atende suas crianças com qualidade e amor, mas precisamos repensar as bases de convênios federais e estaduais, como o da Alimentação e do Transporte Escolar. É uma questão de eficiência na gestão e no investimento justo dos recursos públicos“, falou.

Em seu discurso, o Governador Geraldo Alckmin retratou a importância da gestão para o desenvolvimento da educação. “O seminário aborda a eficiência no investimento público. Com os recursos disponíveis, os gestores devem buscar melhor resultado e maior efetividade no que é a base de tudo: a educação. O evento mostra a necessidade de avaliação por parte dos municípios”, ressaltou Alckmin.

Dirigentes Educacionais da Diretoria Executiva da Undime São Paulo, como a Vice- Presidente, Celia Viam, a Vice-Presidente Regionais/Interior, Márcia Bernardes, a Vice-Presidente Regionais/Grande São Paulo, Suzana Dechechi, Secretário de Assuntos Jurídicos, Celso Fernando Iversen, e o Secretário de Comunicação, Roberto Cavallari, marcaram presença e contribuíram para o diálogo com os gestores presentes.

MESAS E PALESTRAS

O professor e pesquisador da Escola de Educação de Stanford, David Plank, um dos maiores especialistas do mundo na área, palestrou sobre a implementação da base curricular nacional nos Estados Unidos, processo semelhante ao que atualmente acontece no Brasil.

Durante o seminário, Gustavo Fernandes, professor da Fundação Getúlio Vargas e assessor especial da presidência da Corte, apresentou dados sobre as fragilidades e os pontos altos detectados pelo tribunal no ensino. As informações foram coletadas pelo IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal).  Criado pelo TCESP em 2014, o indicador mede a eficiência das gestões públicas a partir de sete áreas da administração, entre elas, a educação.

O índice agora faz parte das ferramentas usadas pela ONU para avaliar o avanço do Estado na implantação de políticas consideradas essenciais pelas Nações Unidas.

Ao logo do evento, temas como os desafios para a implementação de mudanças da Base Nacional Comum Curricular, estratégias para produzir avanços na gestão da educação e os novos instrumentos para o êxito da educação, foram pautas dos diálogos das mesas. O evento foi finalizado com a participação do Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider,  e do Presidente do TCESP, Sidney Beraldo.


Galeria de Fotos