SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL ABORDA MEMORIAL DE GESTÃO DAS SECRETARIAS

“Tenho certeza que todos os educadores presentes buscam deixar um legado e uma marca na gestão, e por isso estão aqui.” Foi com essa mensagem que a Dirigente Municipal de Educação de Atibaia e Presidente da Undime São Paulo, Márcia Bernardes, iniciou sua fala na mesa de abertura do IV Seminário de Planejamento e Gestão Educacional “O memorial da Gestal da Educação Municipal” que aconteceu ontem, 19, em São Paulo-SP.

Com o objetivo de respaldar os municípios paulistas que têm o desafio e a responsabilidade de finalizar as ações e projetos que planejaram para a gestão pública 2017/2020, que farão transição de governo e, também, pensando em assegurar a continuidade dos projetos realizados pela atual gestão, o seminário foi realizado no Salão Nobre da Secretaria de Estado da Educação e teve a participação de quase 500 participantes vindos de 235 municípios paulistas.

Em sua 4° edição, o seminário, que foi gratuito e voltado aos dirigentes e técnicos de educação das redes municipais, teve, na mesa de abertura, a participação da Presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, do Presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, do Coordenador do CITEM, Thiago Cardoso, que representou o Secretário de Estado da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva, do Diretor da 4° Diretoria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Alexandre Dutra Lopes de Carvalho, e da Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Élida Graziane.

Para Bernardes, o trabalho dos gestores educacionais não deve ser registrado apenas em fotos e manchetes, mas, também, em resultados favoráveis à rede. “Tenho certeza que todos os educadores presentes buscam deixar um legado e uma marca na gestão, e por isso estão aqui! Precisamos garantir o avanço da qualidade da educação das nossas crianças. E nós, enquanto gestores, necessitamos ser agentes nesse processo tão importante“, destacou a presidente da seccional da Undime.

Especialistas da área da educação palestraram, ainda, sobre os desafios da Educação Infantil no cumprimento da Meta 1 dos Planos Municipais de Educação, sobre os programas governamentais do FNDE, providências legais no último ano de gestão, memorial e transição de governo, entre outros assuntos.

Na ocasião, a Undime lançou o Giro São Paulo 2020, uma ação com a finalidade de fortalecer a gestão educacional das redes municipais de ponta a ponta do Estado de São Paulo, onde realizará 15 reuniões regionalizadas, contemplando as 13 macrorregiões da Undime e, ainda, divulgou informações prévias sobre o Fórum Estadual da Undime São Paulo que, nos dias 28 e 29 de abril, em Atibaia, abordará o tema “Implementar ideias, concretizar sonhos e construir o futuro”.

Em mais uma edição, a presidente da Undime São Paulo reforçou que DMEs de municípios adimplentes não pagarão para participar do Fórum.