São João da Boa Vista sediou oficina sobre o novo PAR

DSC_0054A UNDIME-SP promoveu mais uma oficina do novo PAR (Plano de Ações Articuladas) 2016/2019. A oficina foi ministrada na última sexta-feira (8) São João da Boa Vista. O encontro foi voltado principalmente para dirigentes municipais de Educação e técnicos das secretarias municipais de educação.

Na ocasião, a representante do polo de São João da Boa Vista da UNDIME-SP, Maria Helena Angelini Santana, marcou presença no evento representando a entidade. Maria Helena salientou que a formação foi muito elogiada pelos presentes, sobretudo quanto as orientações de preenchimento da ferramenta para a formulação do novo PAR.

A oficina objetivou orientar os dirigentes municipais e técnicos das Secretarias de Educação dos municípios sobre a utilização da ferramenta para elaboração e preenchimento do novo PAR.

Ao todo, o evento contou com representantes de catorze municípios paulistas: Aguaí, Barretos, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio de Posse, Itapira, Mogi Mirim, Santa Rosa de Viterbo, Tambaú, São José do Rio Pardo, Vargem Grande do Sul e São João da Boa Vista.

O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocou à disposição dos estados, dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública. A partir da adesão ao Plano, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Inicialmente, os estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resulta no PAR.

Foto: SME – São João da Boa Vista