Reunião Ordinária da UNDIME-SP foi realizada no começo deste mês

32A UNDIME-SP realizou no dia 8 de agosto a Reunião Ordinária da instituição. A reunião aconteceu na cidade de São Paulo, na sede da entidade. O evento contou com a participação de quase 150 participantes de 76 municípios do estado: Araçariguama, Araraquara, Artur Nogueira, Atibaia, Avaré, Bauru, Birigui, Boituva, Botucatu, Cachoeira Paulista, Cajati, Campinas, Capela do Alto, Colina, Conchal, Cordeirópolis, Cravinhos, Cruzeiro, Descalvado, Fartura, Franca, Franco da Rocha, Guararema, Guaratinguetá, Guariba, Guarujá, Hortolândia, Igaratá, Ilha Comprida, Ilha Solteira, Itanhaém, Itapetininga, Itapeva, Itapevi, Itararé, Itu, Lagoinha, Leme, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Monte Alto, Motuca, Pedranópolis, Pereira Barreto, Pindamonhangaba, Piracaia, Piracicaba, Pirapozinho, Pompéia, Porto Feliz, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Rancharia, Registro, Ribeirão Pires, Rio Claro, Rubiácea, Salto de Pirapora, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Maria da Serra, Santos, São João da Boa Vista, São João de Pau D´Alho, São José dos Campos, São Manoel, São Pedro, Silveiras, Socorro, Sorocaba, Sud Mennucci, Taguaí, Taquarituba, Tarumã e Taubaté.

A reunião contou com a presença das seguintes autoridades: a presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, o assessor jurídico da UNDIME-SP, Dr. Sílvio Graboski, a presidente do  INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) Maria Inês Fini, a Secretária Executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, a palestrante da Plataforma Conviva, Karina Rizek e o palestrante Fabiano Brum.

16A Presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, abriu o encontro falando sobre a importância das reuniões ordinárias: “estamos em um ano muito importante, que é um ano eleitoral, um ano de escolhas que irão definir as gestões educacionais municipais pelos próximos quatro anos. Temos muitos assuntos importantes para discutir nessa reunião, como os planos educacionais, as formações pedagógicas, os métodos de avaliação da rede pública de ensino, a construção da Base Nacional Comum Curricular, que vem gerando toda uma discussão e essa discussão é importante para que todos os lados possam opinar e formar uma base sólida que saia do papel e cumpra seu objetivo. Que todos nós saibamos extrair ao máximo o potencial da nossa reunião” salientou a presidente.

Para a Secretária Executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães, ponderou sobre como as relações entre o MEC com as entidades ligadas à Educação são fundamentais:  “para nós, do Ministério da Educação, é muito importante trabalhar o tempo todo em parceria com vocês da UNDIME-SP, que são responsáveis direitos pela Educação Básica brasileira. Quando nós falamos de MEC, falamos de uma estrutura organizacional que tem um trabalho complementar ao trabalho dos estados e municípios, e um papel importante na coordenação das políticas públicas educacionais”.

1Juntamente com a presidente do INEP, Maria Inês Fini, a Secretária Executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, ministrou uma palestra sobre a vinculação dos Sistemas de Avaliação, especificamente sobre o IDEB. “estamos revendo as avaliações nacionais em larga escala para monitorar a Educação Brasileira de uma forma bem clara e com parâmetros definidos. Hoje, nada mais justo que, o papel das avaliações estejam de acordo com as bases nacionais de educação. Temos que estabelecer um padrão para praticar a justiça nas avaliações, deixando muito claro o que vamos ponderar, adequando as matrizes de referências em relação as determinações do currículo. As avaliações precisam ter um poder indutor para as mudanças. Precisamos também adequar nossos sistemas de avaliações aos que cada escola e cada município adotam para monitorar suas unidades educacionais, seus professores, seus alunos e vamos trabalhar cada vez mais para que haja essa convergência” salientou a presidente do INEP.

Os presentes a reunião puderam acompanhar uma palestra especial sobre a Plataforma Conviva e o Memorial de Gestão, com a educadora Karina Rizek. A Plataforma Conviva é um ambiente virtual totalmente gratuito que apoia a gestão das secretarias municipais de educação contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Os conteúdos da Plataforma têm como base, marcos legais e são diariamente atualizados. Há legislações, documentos oficiais e dados do censo escolar ao alcance dos usuários da Plataforma. Já o Memorial de Gestão é um instrumento de extrema relevância que garante a transparência, organiza o legado realizado pelos dirigentes municipais atuais e estrutura o planejamento para gestores novos.

O Dr. José Silvio Graboski de Oliveira ministrou uma palestra com o tema: “Monitoramento da Meta 18 do PNE (Plano de Carreira) – Implicações do período eleitoral e da Lei de responsabilidade Fiscal”, onde explicou detalhadamente sobre cada ponto elencando na Meta 18, como estruturar as redes públicas de educação básica de modo que, até o início do terceiro ano de vigência deste PNE, 90% (noventa por cento), no mínimo, dos respectivos profissionais do magistério e 50% (cinquenta por cento), no mínimo, dos respectivos profissionais da educação não docentes sejam ocupantes de cargos de provimento efetivo e estejam em exercício nas redes escolares a que se encontrem vinculados.

Outro assunto abordado foi a implementação da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e a aprovação do Plano Estadual de Educação e o impacto da meta de Alfabetização da Idade Certa.

As reuniões ordinárias da UNDIME-SP são muito importantes para a discussão dos assuntos ligados às políticas públicas educacionais. Nesses encontros, os dirigentes municipais de educação podem ter uma troca de experiências e informações que são valiosas para integrar e convergir os interesses na busca pela melhoria da qualidade de ensino, bem como pleitear posicionamentos mais claros e recursos junto às esferas de poder estadual e federal.

26

23

27

Galeria de Fotos