Representando a UNDIME-SP, Marialba Carneiro, participou da cerimônia de entrega da segunda versão do BNCC

bncc0305A Presidente da UNDIME-SP, Marialba da Glória Garcia Carneiro, participou na última terça-feira (3) da cerimônia de entrega da segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base está prevista na Lei 13.005 de 2014, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com a lei, a Base representa a proposta dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos da educação básica e deve ser elaborada e enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) até 24 de junho de 2016.

A cerimônia de entrega foi realizada na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE) na cidade de Brasília (DF). Na ocasião, o Ministério da Educação apresentou oficialmente o documento, em um evento que contou com a participação de representantes do Ministério da Educação, do CNE, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), de institutos e fundações e do grupo de especialistas que responsável pela elaboração da Base.

A UNDIME estava representada também pelas presidências das seccionais, por membros da diretoria executiva nacional e pelos coordenadores da Base nos estados.

A segunda versão do documento apresentou a consolidação das mais de 12 milhões de contribuições recebidas por meio do portal da Base. As principais mudanças aconteceram na Educação Infantil, etapa na qual os objetivos de aprendizagem foram reorganizados e agora se apresentam em três grupos etários distintos: bebês (0 a 18 meses); crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 11 meses). Além disso, o ministro da Educação apontou a articulação da educação infantil com a alfabetização e o letramento, como alteração significativa na nova versão.

Para a Presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, o evento foi muito importante para a educação do país, pois mostrou o engajo dos gestores do ensino público em contribuir para a evolução da área no Brasil na elaboração de uma Base Nacional Comum Curricular.

(Foto: UNDIME)