QUASE 80% DAS REDES PAULISTAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA JÁ RETORNARAM ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Um levantamento idealizado com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Educação da Capital (GEDUC), do Ministério Público do Estado de São Paulo, mostrou que 79,1% das redes municipais de Educação do estado de São Paulo já retornaram com às aulas e atividades presenciais, com alunos, nas unidades escolares.

A pesquisa, realizada pela Undime São Paulo, aconteceu de 16 a 22 de agosto, e contou com a participação de 469 entes paulistas, representando 86% do número total de associados à instituição. Do percentual que ainda não retornou, 48,2% dos respondentes disseram que retornarão ainda em agosto; 38,6% em setembro, e 13,3% responderam que voltarão no mês de outubro.

Dentre os motivos apresentados para o não retorno às aulas presenciais, 23,7% disseram que o retorno está em processo de discussão no Conselho Municipal, Comunidade Escolar, Executivo e outros setores; 21,5% dos gestores sentem-se inseguros por conta do vírus e da variante Delta, e 5,2% das redes não voltaram porque não finalizaram a reorganização, planejamento, os protocolos necessários, adequação e estrutura para o retorno, como aquisição de EPIs e formações dos profissionais.

No estado, de acordo com o último Censo Escolar, são mais de 12 mil escolas de responsabilidade total das prefeituras, somando quase 4 milhões de estudantes. “A Undime São Paulo sempre defendeu o retorno consciente das aulas presenciais. Mais que nunca, é tempo de olharmos para nossos alunos e comunidade escolar para, de forma efetiva e segura, garantirmos condições necessárias de vida e aprendizagem”, comentou Márcia Bernardes, presidente da seccional paulista da Undime.


RESULTADO DA PESQUISA (PDF)