PRIMEIRA MESA DE DEBATES DO SEMINÁRIO TÉCNICO FALA SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL


Mediada pela Vice-Presidente da Undime São Paulo (Regionais/Interior) e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, a primeira mesa de debates do Seminário Técnico da Undime São Paulo trouxe a temática “Como evoluir a partir do Mais Educação para uma Política de Educação Integral?”.

Participaram do debate a Assessora Técnica da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação, Sandra Tiné, o Diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, além da Presidente do Conselho Administrativo do CENPEC, Anna Helena Altenfelder.

Em sua fala, a Assessora da SEB, Sandra Tiné, faz uma reflexão sobre o tema e discursa sobre os aspectos básicos da Educação Integral. “A Educação Integral visa à formação integral do indivíduo em seus aspectos cognitivos, culturais, éticos, estéticos e políticos. A ampliação do tempo na escola tem evidenciado experiências que dicotomizam ações curriculares e extracurriculares de turno e contraturno”, disse Sandra.

Mozart Ramos, do Instituto Ayrton Senna, falou da importância da educação integral no desenvolvimento pleno das pessoas e sobre implantação de um modelo de educação integral. “Para favorecer a passagem do plano normativo para o propositivo nos referenciais curriculares de Estados e Municípios, recomendamos que cada currículo subnacional, de acordo com sua realidade, partindo das competências gerais, construa uma matriz de competências para o desenvolvimento integral capaz de emitir mensagens claras e objetivas sobre o estudante que se quer formar, no sentido de sua formação para a autonomia, ao escolher seus caminhos na vida, valendo-se do conhecimento para desenvolver autoconhecimento, comunicação, criatividade, colaboração, pensamento crítico, curiosidade, protagonismo e responsabilidade”, diz em fala.

Anna Helena Altenfelder, do CENPEC, tratou sobre a formulação e a implementação das políticas de educação integral nos municípios, além de destacar os princípios que norteiam o tempo integral de uma escola. “O currículo seja amplo, com diversidade de linguagens e integração de conhecimentos e saberes para que a disponibilidade de tempo se constitua em estratégia voltada para a prática da educação integral”, completa.

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