Presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, participa de encontro do Plano Municipal de Educação em Campinas

feac2804_01A Presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, participou na noite desta quinta-feira (28 de abril) do Encontro Mensal do CCE realizado na Fundação FEAC, no município de Campinas. O encontro trouxe várias reflexões sobre os desafios para a implementação do Plano Municipal de Educação de Campinas.

Questões como as dificuldades de alinhamento dos Planos Municipais paulistas com outras instâncias, o Plano Estadual que ainda não foi aprovado, o desafio do financiamento da educação para que as metas dos Planos sejam cumpridas frente à crise econômica instalada no país, e a questão do regime de colaboração entre as instâncias educacionais públicas municipais e estaduais, estiveram em pauta.

A Presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, esteve representando o Ministério da Educação (MEC), abriu o evento apresentando dados sobre os Planos Municipais de São Paulo e todas as dificuldades que permeiam o cumprimento das metas.

“Um evento que pretende debater o Plano Municipal de Educação é de extrema relevância, porque algumas metas que já deveriam estar sendo cumpridas, não estão sendo concluídas pela dificuldade financeira enfrentada pelos municípios.  Nesse cenário, a sociedade tem direito de saber da real situação e também que várias políticas públicas nacionais estão retroagindo em razão da questão financeira, e isso repercute lá no município. Nesse sentido, a sociedade deve se unir, discutir e entender o Plano e ainda estabelecer uma relação para acompanhar, cobrar e atuar no cumprimento das metas estabelecidas, inclusive priorizando-as”, avaliou.

Após a exposição de Marialba Carneiro, foi promovido um debate com a participação de Luiz Marighetti e Regina Celi, membros da equipe técnica de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação da Secretaria Municipal de Educação Campinas, além do dirigente da Diretoria de Ensino Campinas Oeste, Antonio Admir Schiavo, representando a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A mediação foi feita pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, Francisco Carbonari, que chamou a atenção para o principal foco dos Planos de Educação.

“O Plano não pode ser meramente um conjunto de idéias, e sim, um indutor de políticas públicas de educação”, e para isso, é preciso que haja a participação da sociedade, é preciso que ela se conscientize de todo o cenário e possa apontar as prioridades e as readequações necessárias para os Planos”, afirmou.

Tomada de consciência

Com uma platéia repleta de autoridades, representante do Poder Judiciário, do Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente  (CMDCA), além de membros do governo federal, estadual e municipal, e também de comunidades escolares, a noite foi de uma rica discussão, que culminou com o fato de que as comunidades precisam se apropriar e se aproximar mais das escolas para poder discutir sobre a educação.

“Essa discussão é fundamental e deve inclusive ser levada para as comunidades, porque a escola é do meu filho, é minha. A FEAC pode ajudar com uma função educativa, divulgando a importância da participação popular em órgãos como os Conselhos e Fóruns de Educação e de Escola, porque hoje o que se percebe são pais e outros membros da comunidade que não tem consciência do que é um órgão como o Conselho de Escola, ou qualquer outro órgão legítimo de participação democrática.”, afirmou a mãe de aluno e membro do Conselho da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Professor Zeferino Vaz, Rosana do Socorro Araújo.

Campanha

Na mesma noite de debates em torno dos desafios para a implementação do Plano Municipal de Educação, o CCE lançou a nova campanha publicitária que tem como tema, justamente o PME. Com o slogan: “O futuro da educação tem um plano. A sua presença é fundamental”, o objetivo do CCE é divulgar o Plano e incentivar o envolvimento e a participação da sociedade ao longo dos dez anos estipulados para o cumprimento das 22 metas estabelecidas no documento.

As peças que farão parte da campanha, são materiais para a TV e rádio, além das mídias sociais, cartaz, folder. Este ano a campanha é ainda mais especial pois todos os profissionais envolvidos na criação da campanha trabalharam de forma voluntária.

O conceito da campanha foi assinado pela Agência Sala, a produção do VT foi feita pela equipe da Studio Eletrônico, as fotos são de Touché e as narrações das peças são da Punch Audio.

Apresentado de maneira inédita logo no início do Encontro Mensal, o vídeo publicitário agradou os presentes, e promete ser uma valiosa ferramenta na divulgação do Plano para a população campineira.

“Essa campanha é importante, primeiramente, pelo fato de publicizar o assunto e fazer com que o PME passe a ser um pano de fundo para um diálogo sobre política pública da educação que acontece na sala de aula da escola.   A mensagem é muito clara e a peça está legal, com cara de escola, onde cada membro da comunidade escolar pode se identificar. E a partir disso é essencial que se forme uma rede de conscientização para que o conhecimento sobre o Plano seja multiplicado, não só pela mídia, mas também entre as comunidades escolares, como por exemplo, em reuniões de pais”, sugeriu o especialista em educação e membro do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação, Ismael Bravo.

O próximo Encontro Mensal do CCE acontece no dia 19 de maio e irá abordar o controle social do ponto de vista do PME.

feac2804

 

Fotos: Valéria Abras
Fonte: Fundação FEAC