POLO REGIONAL DE PEREIRA BARRETO REALIZA ENCONTRO REGIONAL PARA FALAR SOBRE O CURRÍCULO PAULISTA E BNCC

Com o apoio da Diretoria de Ensino de Andradina-SP, regional da Secretaria de Estado da Educação, a Undime São Paulo realizou na manhã desta segunda-feira, 24 de setembro, em Andradina-SP, um Encontro Regional com a participação de Dirigentes, técnicos, assessores, professores coordenadores (PCNPs) e professores do Polo Regional de Pereira Barreto.

Com a participação do Presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci, Prof. Dr. Luiz Miguel Martins Garcia, da Dirigente Municipal de Ensino da DE-Andradina, Selênia Silvia Witter de Melo, da DME de Andradina, Lucilene Novais, da Representante do Polo Regional, de Pereira Barreto, Marta Mendes, e da palestrante Maria Regina Passos Pereira, a eventualidade pautou o regime de colaboração na construção do Currículo Paulista e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em sua fala de abertura, Dr. Luiz Miguel falou sobre o engajamento das cidades que estão no extremo noroeste do estado nas ações educacionais. “Pereira Barreto é um polo regional engajado no processo informacional das pautas da Educação. Um município colabora muito com outro, num processo de diálogo amplo. Estamos há 3 anos neste processo de implementação e construção do currículo. Temos o desafio de olhar com cuidado e responsabilidade para o foco de todo o trabalho, as crianças e adolescentes dos nossos municípios.” Selênia de Melo, Dirigente Regional, também falou do trabalho colaborativo e construtivo com a participação de vários educadores da região.

Após a mesa, a educadora e palestrante Maria Regina, falou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Construção do Currículo Paulista: um regime de colaboração entre estado e município.

“A BNCC é considerada fundamental para reduzir desigualdades na educação no Brasil. O documento define em linhas gerais o que os alunos das 190 mil escolas do país devem aprender a cada ano”, retratou.

Durante sua explanação, Maria Regina orientou os presentes sobre o acesso à plataforma online para contribuições na consulta pública no processo de construção do currículo paulista, uma oportunidade que os profissionais da educação básica, em especial, os professores, tem para participar da construção do currículo a fim de formalizar um documento representativo e adequado a realidade de todo o estado de São Paulo. A plataforma está disponibilizada pelo link: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/consultapublica/

Galeria de Fotos