PLANOS MUNICIPAIS: A LUTA CONTRA O TEMPO

1Cerca de 150 pessoas participaram da capacitação realizada na sede da Undime-SP no dia 10 de março, cuja temática foi Plano Municipal de Educação – situação atual no Estado de São Paulo.

No evento compareceu à nossa entidade, a Coordenadora-Geral Rosiléa Maria Roldi Wille, da Coordenação Geral de Implantação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação (SASE/MEC), para ministrar palestras aos DMEs e equipes das secretarias municipais de educação, que ainda estão na fase inicial do processo.

A Coordenadora Rosiléa Wille explicou o funcionamento da rede de assistência de apoio aos Planos Municipais de Educação esclarecendo todas as dúvidas dos presentes com relação à formação da comissão e dos trabalhos que devem ser coordenados, os prazos e ações imediatas.

Junto com Roseléa Wille, estiveram presentes as supervisoras do grupo de avaliadores educacionais para apoio ao processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação dos Municípios do Estado de São Paulo, responsáveis pela coordenação dos trabalhos no Estado, que atua em parceria entre Undime-SP e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: pela Undime-SP, Marialba da Glória Garcia Carneiro – DME de Pereira Barreto e Vice Presidente da entidade, Rosangela Ceron do Valle Pereiria Polidoro – DME de Tabapuã e Secretária de Assuntos Jurídicos da entidade, Maria das Graças Marins Daemon – DME de Taquarituba e Conselheira Fiscal da entidade, Rejane Emílio – Diretora do Observatório Educacional da Secretaria de Educação de Guarujá; pela SEE, Beatriz Cardoso Cordero; Vivian Dibi Gimenes e Clarissa Emi Hirao.

A Vice-presidente da Undime-SP, ressaltou a importância da celeridade dos trabalhos referentes aos Planos Municipais: “estamos acompanhando o mapeamento feito pelo MEC e nossa preocupação é auxiliar os dirigentes para que os trabalhos sejam agilizados. Em todo o País o processo está ocorrendo coletivamente e os avaliadores educacionais locais dão suporte para a elaboração e alinhamento dos Planos Municipais com o PNE. Nossa luta é contra o tempo que está se esgotando, para que todos os municípios paulistas finalizem seus Planos Municipais no prazo estabelecido no PNE, que se encerra no dia 24 de junho, deste ano”.

Cabe ressaltar que, segundo pesquisa realizada junto ao site do PNE, até a data da capacitação, dos 645 municípios paulistas, 20,46% ainda não constituíram a comissão para coordenar os trabalhos de elaboração/adaptação do PME, 54,88% têm a comissão constituída, e apenas um município – Guarujá – tem o PME sancionado.

Imagem e texto: Maura Pescador

Fonte: Undime-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>