PARCERIAS: GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL

A Presidente Priscilla Bonini Ribeiro, entregou para o Presidente do FNDE, Romeu Caputo, proposta de alteração dos Convênios de Transporte e Alimentação Escolar realizados com o Governo Federal, durante o Fórum Estadual da Undime-SP

Durante o 6º Seminário, no dia 25 de março, aconteceu um importante debate entre os representantes dos Governos Federal e Estadual. Os grandes desafios da educação brasileira foram discutidos pelo Presidente do FNDE, Romeu Caputo, e pelo Secretário Estadual de Educação, Herman Voorwald. O debate foi mediado pela Presidente da Undime-SP, Priscilla Bonini Ribeiro.

O Secretário Herman, apresentou os dois focos principais que a Secretaria Estadual vem trabalhando desde 2011, referente ao Ensino Fundamental: o acompanhamento do ciclo 1 visando a melhoria dos indicadores; e, os programas pontuais para o ciclo II e Ensino Médio, que inclui a educação integral e o ensino profissionalizante. Apresentou também os principais desafios para 2014 e as ações planejadas para as mudanças no Ensino Fundamental.

Salientou que é preciso considerar que 82% dos alunos que ingressam no sexto ano na rede estadual vêm das redes municipais de ensino e para se evitar o aumento da repetência nos anos finais do ciclo 1, é fundamental que o trabalho seja articulado e em parceria, entre estado e municípios, para que se possa garantir a continuidade da aprendizagem por meio da integração pedagógica entre as redes.

O Presidente do FNDE, Romeu Caputo, informou aos presentes que o FNDE vem se alinhando para organizar estratégias que garantam as ações propostas no PNE. Ressaltou que além de efetuar a transferência de recursos e de fiscalizar a utilização desses recursos, o Fundo também presta assistência técnica para especializar os gestores no que concerne à prestação de contas, facilitando o entendimento e dirimindo as dúvidas.

Para Caputo, é importante definir o regime de colaboração para ampliar as relações entre os entes federados e criar ações que garantam a efetividade das políticas educacionais. Salientou que no PNE existem questões que precisam ser discutidas e aprimoradas, mas que se têm alguns avanços, pois os principais itens que refletem a melhoria da qualidade da educação no Brasil, já estão alinhados nas metas.

_DSC0223A Presidente Priscilla, entregou ao Presidente do FNDE, Romeu Caputo, o estudo realizado pela Comissão Administrativa da Undime-SP, que recebeu apoio da Associação Paulista dos Municípios, referente aos Convênios de Transporte e de Alimentação Escolar. Agradeceu a colaboração do Polo Undime-SP de Sorocaba/Itapetininga, pela importante contribuição para a elaboração do estudo.

Agradeceu também à Fundação Lemann, pela realização do 6º Seminário LGE e do 24º Fórum da Undime-SP, frisando que parcerias como esta é muito importante e que o Brasil precisa de parceiros que estejam imbuídos e comprometidos em melhorar a educação brasileira. “A Undime-SP tem a missão de levar a voz dos municípios aos demais entes federados. Juntos poderemos construir o melhor currículo para o País, contribuindo com o olhar de quem vive o dia a dia da educação em cada município”, declarou.

Um comentário para “PARCERIAS: GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>