Oficinas sobre a ferramenta Memorial de Gestão – Plataforma Conviva foram realizadas na última semana

16A ferramenta “Memorial de Gestão” da Plataforma Conviva foi o tema das Oficinas realizadas nos dias 08, 09 e 12 de setembro pela UNDIME-SP e Natura/Conviva, nos Municípios de Marília, São Paulo e Valparaíso, respectivamente. No total, 126 participantes, entre DMEs (Dirigentes Municipais de Educação) e Técnicos das Secretarias de Educação estiveram presentes, representando 58 cidades, sendo eles: Aguaí, Alfredo Marconi, Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Araçariguama, Arco Íris, Avaré, Balbinos, Bastos, Bauru, Bofete, Canitar, Caraguatatuba, Cerquilho, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Guararapes, Guararema, Igaratá, Ipaussu, Itaberá, Itapura, Itararé, Jandira, Limeira, Novo Horizonte, Ourinhos, Panorama, Paranapanema, Paulicéia, Pereira Barreto, Pirapozinho, Pompéia, Pradópolis, Presidente Prudente, Quintana, Ribeirão do Sul, Rubiácea, Santa Cruz do Rio Pardo, São Bernardo do Campo, São João de Iracema, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São Manuel, São Paulo, São Pedro, São Vicente, Sarapuí, Sud Mennucci, Suzanápolis, Tabapuã, Taguaí, Taquarituba, Tuiuti, Ubirajara, Valinhos, Valparaíso e Vera Cruz.

Em Marília, a representante da UNDIME-SP presente foi a Prof. Norma Shizuko Shiosawa Kimura, DME da cidade de Pompéia. Já em São Paulo, a secretária da UNDIME-SP, Ana Beatris Dias foi quem representou a instituição, e, em Valparaíso, o representante foi o DME da cidade de Sud Mennucci, Prof. Luiz Miguel Martins Garcia.

O foco das Oficinas realizadas foi uma das ferramentas da Plataforma CONVIVA – o “Memorial de Gestão”, que tem como objetivo principal o registro dos avanços, conquistas, organizações e situações claro-objetivas das Secretarias de Educação, em relação às diferentes áreas de gestão. A responsável do CONVIVA Educação no Estado de São Paulo, Kátia Padovan – Articuladora, Márcia – Coordenadora do Conviva e o Carlos Sanches – palestrante, foi quem realizou as Oficinas. Segundo eles, “a utilização dessa ferramenta proporcionará a organização de informações importantes, claras e objetivas para as Secretarias de Educação, permitindo assim o reconhecimento, por parte da população, do esforço desenvolvido ao longo do tempo pelos atuais gestores. Essa ferramenta também torna possível aos novos dirigentes o conhecimento da realidade local”. E frisou que ao final dos anos a plataforma é bloqueada com as informações descritas no ano, assim as informações ficam como um legado da gestão.

1A Plataforma CONVIVA Educação é um ambiente virtual totalmente gratuito que oferece aos DMEs e às Equipes Técnicas conteúdos de gestão administrativa, pedagógica, orçamentária e financeira, estrutura e documentação, gestão de pessoas, de transporte, de alimentação, gestão democrática, Memorial de Gestão e Plano Municipal de Educação. Para cada uma destas áreas, a Plataforma CONVIVA disponibiliza atualmente 15 ferramentas específicas para o registro dos dados, organização, controle e monitoramento das ações. Nas demais áreas da Plataforma, os Dirigentes e Técnicos encontram o Fórum, a Biblioteca Conviva, Experiências, Indicadores Educacionais, Programas e Projetos, e outras informações importantes, que podem contribuir para a gestão da educação em diversas áreas. A Plataforma CONVIVA é uma parceria da UNDIME e de Institutos / Fundações, pensada e criada para apoiar os DMEs, com o objetivo de oferecer informações e ferramentas que fortaleçam os processos de gestão das Secretarias de Educação e das redes de ensino. Com a melhoria e organização dos processos de gestão nas diferentes áreas de uma secretaria, os DMEs e Equipes Técnicas terão mais tempo para a gestão pedagógica, fortalecendo o ensino e a aprendizagem nas unidades escolares.  Essa Plataforma também contribui para a organização administrativa, pedagógica e de controle, uma vez que, dessa forma, as secretarias podem ter mais tempo e acesso a informações necessárias para captar, participar e prestar contas em programas e projetos que tragam recursos financeiros para o município.

Para a UNDIME-SP, a transição entre duas gestões, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, deve ser baseada no compromisso com a qualidade da educação pública. Dessa forma, quando a transição é realizada de forma transparente, a rede de ensino é fortalecida como um todo. Como parte deste processo, o registro das ações e dos resultados alcançados é de grande importância para a organização e o planejamento da próxima gestão. Com o Memorial de Gestão, o CONVIVA pretende que o processo de transição seja harmônico, transparente e democrático.

Essa ferramenta é voltada exclusivamente para as Secretarias Municipais de Educação, visando garantir a continuidade de suas ações, programas e projetos. Para tanto, a alimentação dessa plataforma é de extrema importância, uma vez que promove a transparência e tranquilidade na transição entre gestões, caso esta venha a ocorrer no município.

17

Galeria de Fotos