NOVA DIRETORIA EXECUTIVA DA UNDIME-SP REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE TRABALHO

DSCN9549A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional de São Paulo, realizou na última terça-feira, em sua sede, na capital São Paulo, a primeira reunião de organização administrativa e estruturação institucional da nova Diretoria Executiva da UNDIME-SP, eleita durante o 27° Fórum Estadual da Educação Básica, promovido pela UNDIME-SP, em Atibaia-SP.

A reunião contou com a presença do Presidente da UNDIME-SP, Prof. Luiz Miguel Garcia (DME de Sud Mennucci), da Vice-Presidente; Célia Viam (DME de Socorro), da Vice-Presidente Regionais/Interior; Márcia Bernardes (DME de Atibaia), da Vice-Presidente Regionais da Grande São Paulo; Suzana Dechechi (DME de São Bernardo do Campo), da Secretária de Articulação; Cristiana Berthoud (DME de Tremembé), do Secretário de Assuntos Jurídicos; Celso Iversen (DME de Porto Feliz) e do Secretário de Comunicação; Roberto Cavallari (DME de Marília).

O encontro também teve a participação de Ângelo Accorsi; da Impare Educação, da Supervisora de Ensino do município de Santa Cruz do Rio Parto; Renata Bozzo Vieira, de Lilian Gonçalves; da Divisão de Relações Institucionais de Mogi das Cruzes, do Dirigente Municipal de Educação de Palestina; Lauro Oliveira, e do Diretor de Projetos da empresa Maximizar; Benjamim Sobrinho.

DSCN9522Em sua fala de abertura, o Prof. Luiz Miguel Garcia expressou a importância do diálogo com os parceiros institucionais, ressaltando a presença do Diretor da Impare Educação, Ângelo, “uma das conquistas da UNDIME-SP é a relação de cooperação que temos com os diversos parceiros, onde conseguimos, coletivamente, atender as inúmeras demandas solicitadas pelos Dirigentes Municipais de Educação de todo o estado“, disse o professor.

O Presidente da seccional de São Paulo discursou ainda sobre a relevância da gestão da UNDIME-SP e do excepcional papel de participação e colaboração da diretoria executiva nas inúmeras ações que são realizadas. “A diretoria da UNDIME-SP dividirá seu trabalho com a representatividade das vice-presidências e secretários executivos, com um trabalho de suporte à presidência, no interior do estado, na região da Grande São Paulo e litoral, possibilitando melhores diálogos que abrangerão o desenvolvimento de estratégias educacionais que contemplarão as necessidades de todas as 49 regionais da seccional paulista. Estamos buscando, junto aos órgãos públicos e parceiros institucionais, formações que respondam aos questionamentos dos Dirigentes Municipais de Educação. Os desafios são imensos em um estado maior ainda, como o nosso, com vários municípios e inúmeras demandas“, completou o presidente.

DSCN9506Na sequência, Ângelo Accorsi, Diretor da Impare Educação, falou sobre a empresa, que é uma corporação voltada à área da Educação Musical, onde possui uma metodologia estruturada que possibilita o protagonismo dos alunos na escola. A metodologia das práticas colaborativas da Impare auxilia no desenvolvimento das competências cognitivas com as competências socioemocionais, possibilitando, também, que as escolas brasileiras fomentem aprendizados plenos por meio da Educação Musical de qualidade.

DSCN9533Em seguida, Benjamim Sobrinho, Diretor da empresa Maximizar – Consultoria em Estratégia e Gestão de Processos Industriais palestrou sobre a importância do gestor e o seu papel participativo na organização. “O papel do gestor é maximizar o aproveitamento de cada recurso disponível, buscando os melhores resultados possíveis“, ressaltou Sobrinho, que completou: “boa parte dos gestores da área da Educação têm como seu ponto forte a formação técnica na sua área de atuação. Entretanto, o Dirigente Municipal de Educação tem um conjunto de atribuições de natureza administrativa. Precisa considerar muitos fatores e equilibrar os recursos de forma a cumprir o máximo das demandas que se apresentam”.

Ao final da reunião, os membros da Diretoria Executiva discutiram agenda e calendário da UNDIME-SP. O Prof. Luiz Miguel parabenizou todos os presentes pela participação e destacou o empenho e entusiasmo apresentados pelos Dirigentes Educacionais que agora fazem parte da Diretoria Executiva. “Perceber o engajamento e a alegria de todos em fazer a diferença para a ampliação da qualidade da educação do estado é algo motivador“, finalizou.

DSCN9550