Miracatu sediou oficina sobre o novo PAR 2016/2019

1A UNDIME-SP promoveu mais uma oficina do novo PAR (Plano de Ações Articuladas) 2016/2019. A oficina foi ministrada na última segunda-feira (13) na Diretoria Regional de Ensino do município de Miracatu. O encontro foi voltado principalmente para dirigentes municipais de Educação e técnicos das secretarias municipais de educação.

O evento contou com as ilustres presenças da Dirigente Regional de Ensino de Miracatu, Ademilda Pereira Moreira Suyama, do Prefeito de Pedro de Toledo, Sérgio Yasushi Miyashiro que também esteve representando os prefeitos do CODIVAR – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira.

Na ocasião, a UNDIME-SP esteve representada pela Presidente Regional da UNDIME-SP, polo de Registro, e Dirigente Municipal de Educação de Pedro de Toledo, Cléia Cristina da Silva. A dirigente destacou a importância da oficina: “esta formação foi muito elogiada pelos presentes por ter uma linguagem clara e as orientações quanto ao preenchimento foi realizada utilizando-se o sistema, propiciando familiaridade no uso da ferramenta para a formulação do novo PAR” salientou Cléia.

A oficina objetivou orientar os dirigentes municipais e técnicos das Secretarias de Educação dos municípios das regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira sobre a utilização da ferramenta para elaboração do novo PAR.

Ao todo, o evento contou com representantes de onze municípios paulistas: Cajati, Eldorado, Ilha Comprida, Itanhaém, Itariri, Jacupiranga, Pedro de Toledo, Registro, Miracatu, Iguape e Pariquera-Açu.

O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocou à disposição dos estados, dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública. A partir da adesão ao Plano, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Inicialmente, os estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resulta no PAR.

A oficina objetivou orientar os dirigentes municipais e técnicos das Secretarias de Educação dos municípios das regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira sobre a utilização da ferramenta para elaboração do novo PAR.

Ao todo, o evento contou com representantes de onze municípios paulistas: Cajati, Eldorado, Ilha Comprida, Itanhaém, Itariri, Jacupiranga, Pedro de Toledo, Registro, Miracatu, Iguape e Pariquera-Açu.

Foto: SME – Pedro de Toledo