IDEB: QUE CONTINUEMOS NESSA LUTA PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E EQUIDADE!

Em meus discursos e palestras eu sempre parafraseio um provérbio africano que diz que é necessária a aldeia inteira para educar uma criança. E concordo, pois, nas unidades escolares, o trabalho de cada um é fundamental para o crescimento e constante evolução dos alunos.

Nesse dia de #tbt, parabenizo, em tempo, os professores e demais profissionais da Educação pelo importante trabalho para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019, divulgado, pelo Ministério da Educação, na terça-feira dessa semana.

Entre os estados brasileiros, São Paulo é a unidade federativa que apresentou a maior nota para os anos iniciais do ensino fundamental. De 2017 para 2019, o índice foi de 6,6 para 6,7, o que mostra que nosso estado já, inclusive, atingiu a projeção fixada para 2021 (6,7).

Isso mostra a árdua empreitada das redes municipais e da atuação dos Dirigentes Municipais de Educação, uma vez que a maioria dos alunos dos anos iniciais está matriculada em escolas pertencentes aos municípios.

Quero deixar claro que não atuamos em função do IDEB, mas o índice existe para validar nossas ações e mostrar onde precisamos melhorar. E ainda precisamos aperfeiçoar muito a educação pública municipal e garantir mais oportunidades para nossas crianças, seres carregados de sonhos e ideias.

Que continuemos nessa luta pela educação de qualidade e equidade!

Carinhosamente,
Márcia Bernardes
Presidente da Undime São Paulo