GIRO SÃO PAULO EM PALESTINA E VOTUPORANGA

Com a ideia de oportunizar o diálogo em todos os polos e para todos os municípios, a Undime São Paulo realizou hoje, 11 de fevereiro, o segundo dia do Giro São Paulo. Desta vez, gestores educacionais e equipes técnicas da macrorregião 11 receberam informações atualizadas pela Undime em dois encontros diferentes, nos municípios de Palestina e Votuporanga.

No período da manhã, em Palestina, os Dirigentes Municipais, técnicos e assessores educacionais dos polos regionais de São José do Rio Preto e Catanduva foram recepcionados no Estúdio Cultural Humanitas. Na ocasião, o Vice-prefeito da cidade, Reinaldo Cunha, bem com o DME anfitrião, Representante do Polo de São José do Rio Preto e Coordenador da Macrorregião 11, Lauro Silva, e o Presidente da Undime São Paulo e DME de Sud Mennucci, Prof. Luiz Miguel Garcia, recepcionaram os presentes que participaram ativamente das ações.

O encontro também teve a presença da suplente do polo regional de São José do Rio Preto e DME de Mirassol, Célia Paiola, e da Representante do Polo de Catanduva e DME de Elisiário, Ana Alice Dias. Na sequência, a mobilizadora Maria Regina Passos, do Comitê de Elaboração do Currículo Paulista e Coordenadora de Redação do Currículo da Educação Infantil, explanou sobre a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP).

Representantes das empresas Editora do Brasil e Moderna, parceiras da instituição, apresentaram soluções educacionais. No período da tarde, em Votuporanga, os gestores dos polos regionais de Votuporanga, Jales e Fernandópolis foram acolhidos pelo Prefeito Dado, de Votuporanga, no Centro de Cultura e Turismo, e pelo DME Marcelo Baptista. Os participantes também foram representados pelo Coordenador da Macro 11, Lauro Silva, da DME suplente do polo de Votuporanga e DME de Américo de Campos, Adriana Braga, pelo Representante do polo de Jales e DME de Vitória Brasil, Weslei Ormaneze, da suplente do polo de Jales e DME de Jales, Lourdes Rezende, e da representante do polo de Fernandópolis e DME de Indiaporã, Márcia Regina de Oliveira Durante sua fala, Luiz Miguel explanou sobre as ações com parceiros e programas em Regime de Colaboração com os Governos Federal e Estadual e sobre a elaboração do Plano de Trabalho 2019: levantamento de necessidades e construção de metas e projetos de ação. “A Undime atua intensamente na garantia da educação pública de e com qualidade social”, disse o professor.

Falou da agenda de trabalho e do calendário de eventos programados para os próximos dias, sobre formação de professores e os desafios para 2019 no âmbito nacional e estadual, como o fortalecimento da Política Nacional de Formação de Professores (Parfor), consolidação do Processo de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); fortalecimento da creche na educação infantil, como primeira etapa da educação básica; regulamentação e implementação imediata do Custo Aluno Qualidade-Inicial (CAQi); Financiamento da Educação – FUNDEB; Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); IDEB e novas políticas educacionais, entre outras temáticas.

Representantes das empresas Pearson Educação, Editora do Brasil e Editora Moderna, parceiras da Undime São Paulo, destacaram as ações que desenvolvem junto à Undime. Por fim, Maria Regina, mobilizadora Maria Regina Passos, do Comitê de Elaboração do Currículo Paulista, explanou novamente sobre a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP).