“FOI POR MEIO DA UNDIME QUE CRESCI PROFISSIONAMENTE” DIZ MÁRCIA BERNARDES AO ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DA UNDIME SÃO PAULO NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA, 16

“Meu primeiro contato com a gestão pública educacional, quando assumi a Secretaria de Educação de Atibaia, foi com à Undime. E estar hoje como presidente é uma forma de agradecer a essa entidade tudo o que conquistei desde quando assumi a Secretaria” foi assim que a Dirigente Municipal de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, iniciou seu discurso quando tomou posse da presidência da Undime São Paulo, na manhã desta segunda-feira, 16, em São Paulo, após afastamento do Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, que permanecerá como presidente da Undime Nacional.

A nova presidente ressaltou aos convidados presentes que foi por meio da Undime que adquiriu as melhores experiências que levou para à rede da sua cidade. “Os momentos de compartilhar as coisas boas entre os municípios são essenciais e a Undime promove esses momentos com muita maestria”, ressaltou.

Bernardes se emocionou ao falar de sua mãe, Dulcinéia, e filhos, Marcus Vinícius e Nicolle, que estavam presentes. “Eu trouxe eles aqui para verem e entenderem a grandiosidade do trabalho que realizamos, disse.

A presidente destacou que continuará o trabalho de excelência da gestão. “Quero continuar fazendo muito pelos municípios de São Paulo, pelos dirigentes e pelos diversos técnicos educacionais que tanto nos apoiam”. Ao final, a Dirigente de Atibaia homenageou o presidente Luiz Miguel e agradeceu o importante trabalho como gestor da instituição.

O Presidente da Undime Espírito Santo e Regional Sudeste, da Undime, e Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro-ES, Vilmar Lugão de Britto, falou da importância da aproximação da Undime São Paulo e Undime Espirito Santo. “Começamos um diálogo em 2017 e, desde então, construímos uma valorosa parceria”, disse Britto. “Vejo que a Undime é o lugar onde nós ganhamos forças. Nas reuniões e encontros dividimos frustações e conquistas. E são essas conquistas que nos motivam! E a Undime é essa grande corrente! Cada um de nós é a Undime em nossos municípios. E essa grande corrente é o que fortalece essa entidade que auxilia na educação dos municípios”, destacou o presidente da Região Sudeste.

Rossieli Soares, Secretário de Estado da Educação, lembrou das diversas discussões fundamentais que estão em pauta na atualidade. Destacou, ainda, sobre o regime de colaboração. “Só avançamos quando entendemos que precisamos fortalecer as nossas relações e instituições representativas. E a Undime tem um papel fundamental nesta representatividade”, falou Rossieli, que finalizou parabenizando o trabalho da Undime.

“Eu preciso agradecer cada um de vocês que abriram as portas e prepararam, com muito carinho, a casa para receberem a Undime”, destacou o presidente da Undime aos presentes. O dirigente sudmennucense fez um balancete do período em que esteve à frente da Undime São Paulo. “A nossa força institucional é resultado da somatória dos esforços de cada um de nós, que constituímos à Undime”, disse Luiz Miguel.

Garcia discursou, ainda, sobre a necessidade do fortalecimento dos municípios e dos gestores. “Precisamos de energia e sabedoria suficiente para efetivarmos um verdadeiro regime de colaboração entre todos os entes. Nós temos a responsabilidade de representarmos os municípios nas relações com o Estado e a União, e precisamos fazê-lo com excelência. Nossos alunos dependem de nossa atuação, nossos prefeitos dependem da nossa eficiência… e a qualidade da educação municipal é desafio de todos”, completou.

Dentre as homenagens, Dirigentes Municipais de Educação destacaram os grandes feitos da gestão e sobre a expansão do regime de colaboração. A cerimônia de posse teve, ainda, a participação dos membros da Diretoria Executiva, dos parceiros empresariais e institucionais, e dos redatores do Currículo Paulista.

Sobre a nova presidente

Márcia Aparecida Bernardes, formada em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB), e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (Uninove), com especialização em Psicopedagogia, Supervisão Escolar e Gestão na Educação Infantil. É diretora de escola efetiva na rede municipal de ensino de Atibaia, mas atua como Dirigente Municipal de Educação do município há 7 anos. Atua em diversas frentes e grupos de trabalho relacionados sobre políticas públicas no Estado de São Paulo e na esfera federal.

Foi vice-presidente Regionais/Interior da Undime São Paulo na gestão 2017/2018 e, até então, era a Vice-Presidente da presente gestão.