EVENTO DA USP ABORDA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA EM ESCOLAS

Um colóquio organizado pela Cátedra de Educação Básica da USP vai celebrar os 18 anos da Lei 10.639/03, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Uma das participantes será a professora Petronilha Beatriz Gonçalves, relatora do parecer que estabeleceu as diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

Mesmo reconhecendo as conquistas alcançadas desde a instituição da lei, os organizadores consideram que há muito a se fazer para que sua implementação seja plena. O debate tratará deste objetivo e da superação do racismo, o que, segundo eles, é um trabalho conjunto que envolve diferentes grupos étnico-raciais. Como indicam as diretrizes curriculares, este esforço exige “trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças e projeto conjunto para construção de uma sociedade justa, diversa e equânime.”

Além de Petronilha, participarão Antonio Carlos “Billy” Malachias, curador do evento e membro do Conselho Consultivo da Cátedra, e Rachel de Oliveira, professora titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Para ler o texto de apresentação preparado pelos organizadores, além de outras informações, acesse https://www.catedraeducacaousp.org/coloquio3