EM SOLENIDADE DE ABERTURA, UNDIME SÃO PAULO INICIA O PRIMEIRO SEMINÁRIO TÉCNICO, EM CAMPOS DO JORDÃO


A Undime São Paulo realizou na tarde de ontem, 16 de outubro, em Campos do Jordão, a abertura oficial do Primeiro Seminário Técnico. O evento, que acontecerá até amanhã, quarta-feira (18), tem o objetivo de unir gestores e demais profissionais da área educacional para o compartilhamento de saberes e experiências na gestão como forma de permitir o avanço na gestão da Educação Pública Municipal.

A mesa de abertura contou com a participação do Prof. Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da Undime São Paulo e DME de Sud Mennucci, de Célia Maria Viam Rocha, Vice-Presidente da Undime São Paulo e DME de Socorro, da Professora Cleide Bauab Eid Bochixio, Secretária Adjunta, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, de João Cury Neto, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e do Prof. Aléssio da Costa Lima, Presidente da Undime Nacional e DME de Alto Santo-CE.

A mesa contou, ainda, com a participação dos membros da Diretoria Executiva da Undime São Paulo, como: Márcia Aparecida Bernardes, Vice-Presidente (Regionais/Interior) e DME de Atibaia, Suzana Dechechi, Vice-Presidente (Regionais/Grande SP) e DME de São Bernardo do Campo, do Prof. Andrei Alberto Nuzel, Secretário de Coordenação Técnica e DME de Itapeva, Cristiana M. Esper Berthoud, Secretária de Articulação e DME de Tremembé, Celso Fernando Iversen, Secretário de Assuntos Jurídicos e DME de Porto Feliz, além do Prof. Roberto Cavallari, Secretário de Comunicação e DME de Marília.

Em sua fala de abertura, o prof. Luiz Miguel ressaltou a importância do seminário técnico e da necessidade da troca de experiências entre os gestores. “Temos uma série de questões que precisamos resolver neste momento. Queremos e precisamos sair deste mecanismo automático de ser “bombeiro”. É preciso atuar, de fato, como agentes transformadores capazes de planejar ações e executá-las da melhor forma possível em prol das redes e do próximo”, disse o presidente da Undime-SP.

Na sequência, a Secretária Adjunta da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Cleide Bochixio, discursou sobre o papel fundamental da SEE para o aprimoramento das gestões municipais. “Eu não tenho dúvidas de que nossa ação no Estado de São Paulo é articular para a promoção de melhores resultados. Com união, articulação e foco podemos muito. A SEE tem, conforme preceitos do Dr. José Renato Nalini, Secretário Estadual da Educação, o compromisso de dialogar honestamente com os municípios e entender as demandas e necessidades particulares de cada um”, ressaltou a Adjunta Cleide.

Posteriormente, o Presidente da Undime Nacional, Aléssio da Costa Lima, destacou a relevância das ações da Undime São Paulo e lembrou da participação da seccional paulista no Fórum Nacional. “Realizamos, recentemente, o Fórum Nacional da Undime, em Fortaleza-CE, e a Undime-SP esteve presente participando ativamente das ações e contribuindo para o aprimoramento e avanço da educação brasileira”.

Por último, o Presidente da FDE, Cury Neto, lembrou da importância de empreender e de buscar novas oportunidades para ampliar a “Educação”. “Enquanto alguns choram, outros vendem o lenço. O nosso papel deve ser sempre o de vender o lenço e continuar batalhando para que as práticas não fiquem paradas”.

Após o encerramento da solenidade de abertura, os participantes puderam acompanhar um painel sobre “Regimes de colaboração como estratégia e prática intergovernamental”, e um debate que trouxe a temática “Como as parcerias institucionais podem favorecer a evolução das Redes Municipais”?


Galeria de Fotos      Material das Palestras