EM SÃO PAULO, UNDIME PARTICIPA DE REUNIÃO COM INSTITUIÇÕES QUE COMPÕEM O CENTRO DE CONTINGÊNCIA PARA MONITORAR E COORDENAR AÇÕES CONTRA O COVID-19, O NOVO CORONAVÍRUS

A Undime São Paulo, representada pela presidente da seccional paulista e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, participou na tarde desta sexta-feira, 13, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, de uma reunião emergencial entre instituições que compõem o Centro de Contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra o COVID-19, o novo coronavírus.

A reunião contou com a participação do Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, do presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Hubert Alquéres, e de representantes do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP).

No encontro, as lideranças educacionais foram comunicadas de que não há recomendação da Secretaria Estadual da Saúde para o fechamento das escolas paulistas, sejam elas das redes estadual ou municipal, até o momento. Nesse sentido, a orientação é a manutenção e permanência das aulas.

Todavia, o Centro de Contingência alerta que a orientação acima poderá sofrer alteração de acordo com a possível evolução do número de casos do COVID-19 (novo coronavírus).

“Sabemos do prejuízo que será para os alunos e familiares a suspensão das aulas, principalmente porque as crianças acabarão ficando com adultos e idosos, que fazem parte do grupo de risco. Sendo assim, a decisão de, posteriormente, suspender às aulas será tomada de forma criteriosa, coletiva (Estado e Undime) e em último caso”, destacou Bernardes.

No entanto, o Centro de Contingência recomenda a suspensão de atividades fechadas que ultrapassarem a quantidade de 25 adultos no mesmo ambiente, bem como a ampliação dos cuidados de higiene e medidas de prevenção.

A Secretaria de Estado da Educação está em contato constante com a Secretaria Estadual de Saúde para monitorar os casos e recebendo as orientações necessárias para adoção de novas medidas, se forem necessárias.