EM REGIME DE COLABORAÇÃO, POLO REGIONAL DE PEREIRA BARRETO ELABORA PROTOCOLOS DE RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PARA AS REDES DO EXTREMO NOROESTE

Sem definição de data, planejamento é necessário para o possível retorno das atividades presenciais graduais

O polo regional de Pereira Barreto, no noroeste paulista, realizou na manhã desta quarta-feira, 09, uma reunião de trabalho para socializar e celebrar o resultado da construção dos protocolos de retorno às aulas presenciais das redes de educação das cidades que estão no extremo noroeste do estado de São Paulo, na divisão com o Mato Grosso do Sul. As orientações presentes no guia foram discutidas por um grupo de gestores, técnicos e professores com a finalidade de orientar os municípios na elaboração das diretrizes para o retorno das aulas e para o funcionamento e desenvolvimento de atividades administrativas e educativas nas escolas.

O encontro, que aconteceu de forma remota, contou com a participação do presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Garcia, da presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Atibaia-SP, Márcia Bernardes, do prefeito de Ilha Solteira-SP e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo (AMENSP), Otávio Gomes, da representante do polo regional de Pereira Barreto e Dirigente Municipal de Educação de Andradina-SP, Lucilene Santos, da vice representante de polo e Dirigente Municipal de Educação de Ilha Solteira-SP, Fernanda Momesso, de demais dirigentes e técnicos educacionais.

Para Márcia Bernardes, o documento é muito importante. “Para o retorno às aulas presenciais, que é uma pauta emergente, os protocolos serão fundamentais para a garantia da segurança e qualidade de vida de todos. Muito considerável o polo pensar na proteção coletiva e regional, pois também estamos falando de uma questão de saúde pública, uma vez que os municípios compartilham da mesma rede de saúde ”, disse a presidente.

Nesse período de pandemia, a união dos dirigentes de educação, professores e técnicos foi primordial para a estruturação de todas as ações da pasta. Os protocolos construídos em rede são a prova de que, juntos, em regime de colaboração, os caminhos tornam-se mais assertivos”, completou.

De acordo com o documento, que será disponibilizado, em breve, no site da Undime São Paulo, o cronograma de retorno às atividades da comunidade escolar deve ser orientado pelas autoridades sanitárias locais, pelo governo local, pelos órgãos dos sistemas de ensino, considerando a avaliação do estágio da transmissão do vírus.

Segundo Garcia, esse foi o principal dever de casa de cada gestor. “O planejamento para o retorno das atividades é sempre muito importante. O diálogo entre os setores de saúde e autoridades sanitárias deu e ainda dará muito suporte para todas as estratégias. Tudo deve ser pensado com total atenção”, comentou o presidente da Undime.

Otávio Gomes também destacou sobre a urgência de pensar na segurança das crianças. “Hoje vivemos vários processos de adaptações e readaptações. Neles, estão nossos professores e alunos que se uniram de uma forma diferente, remota, para a continuidade do trabalho educacional e da aprendizagem que deve ser constante”.

A representante dos gestores educacionais da região, Lucilene Santos, abortou as inúmeras habilidades dos educadores. “Buscamos sempre as melhores possibilidades para esse ano conturbado e cheio de desafios gerados pela pandemia”, finalizou.