Educação: Seminário regional da Undime aborda organização de gestão municipal

9840386213_a2058e291b

Nos últimos dias 19 e 20 de setembro, a cidade de Votuporanga, no interior de São Paulo, foi sede do Seminário “Dirigentes Municipais de Educação”, realizado pela Undime-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação). O evento aconteceu no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e reuniu cerca de 200 dirigentes e profissionais da área da educação dos polos Undime de Votuporanga, São José do Rio Preto, Catanduva além dos 50 municípios do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) da região noroeste paulista.

Segundo a secretária da Educação de Votuporanga, Silvia Cristina Rodolfo, o seminário teve como principal objetivo a organização da gestão municipal através de vários instrumentos para o planejamento de todos os programas financiáveis e educacionais visando a melhoria da qualidade da educação com o foco na aprendizagem do aluno.

“É muito importante à realização de eventos deste porte no interior, pois desta maneira conseguimos atender e envolver todos os municípios do interior do noroeste paulista em um trabalho de colaboração e cooperação entre a Undime/SP e os municípios”, enfatizou Silvia.

O Seminário foi uma parceria entre os Polos da Undime/SP, São José do Rio Preto, ADE do Noroeste Paulista e Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo.

9840373753_c3567b3e78

Confira o que foi discutido no seminário:

Programação Seminário “Dirigentes Municipais de Educação e Equipe” – Polo Undime Votuporanga/SP

Dia 19 de setembro

8h30 às 12h

Temas: Organização da Gestão Municipal, Gestão Pedagógica em Rede e Plano Nacional de Educação e elaboração do Plano Municipal de Educação (Fundamentos e princípios para a elaboração ou reestruturação do Plano Municipal da Educação)

Palestrante: Maria Cecília A. da Mota

13h30 às 17h

Temas: IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – 5º ano) e ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização – 3º ano)

Palestrantes: Luciano Rocha e Carlos Eduardo Sanches

Dia 20 de setembro

8h30 às 11h

Tema: Financiamento da Educação e Transporte Escolar

Palestrante: Carlos Eduardo Sanches

11h às 12h

Tema: Como equilibrar receitas e despesas na Educação ao longo do ano

Palestrante: Jeam Adriano Rogoni

13h30 às 17h

Tema: Valorização dos Profissionais da Educação; Marcos legais; Estatuto X Carreira; Estrutura de uma carreira para os profissionais do magistério e servidores da educação; Adequações à lei nº 11.738/08; Implantação de 1/3 da jornada de professores em atividades extraclasse e avaliação de desempenho.

Palestrante: Carlos Eduardo Sanches

Crédito: fotos – ASCOM – Prefeitura de Votuporanga

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>