Descalvado sediou oficina sobre o novo PAR

par_descalvadoA UNDIME-SP promoveu mais uma oficina do novo PAR (Plano de Ações Articuladas) 2016/2019. A oficina foi ministrada na última segunda-feira (4) no município de Descalvado. O encontro foi voltado principalmente para dirigentes municipais de Educação e técnicos das secretarias municipais de educação.

Na ocasião, a UNDIME-SP esteve representada pela Dirigente Municipal de Educação Prof.ª Rute Maria Pozzi Casati.

A oficina objetivou orientar os dirigentes municipais e técnicos das Secretarias de Educação e oferecer suporte técnico para a realização do diagnóstico e melhor elaboração do planejamento das políticas educacionais e implementação nos municípios.

A formação teve a abertura da professora Rute Maria Pozzi Casati recepcionando a todos e ressaltando a importância da realização e participação de formações como esta que trata de um tema de tamanha responsabilidade, pois o PAR é uma das ferramentas que possibilita uma gestão eficaz, eficiente e com efetividade.

 A discussão toda foi referente ao preenchimento como um todo de todos os campos que compõe o plano: os dados da unidade/município, o Plano Nacional de Educação, as questões estratégicas, execução e acompanhamento, pendências e diagnóstico.

Ao todo, o evento contou com representantes de treze municípios paulistas: Conchal, Iracemápolis, Itirapina, Limeira, Monte Alto, Motuca, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Gertrudes, São Carlos, Torrinha e Descalvado.

O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocou à disposição dos estados, dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública. A partir da adesão ao Plano, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Inicialmente, os estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resulta no PAR.

Fotos: SME – Descalvado

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