CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO APROVA CURRÍCULO PAULISTA E SECRETARIA ESTADUAL IMPLANTARÁ EM PARCERIA COM UNDIME-SP

Um marco histórico para a Educação no Estado de São Paulo, a sessão do Conselho Estadual de Educação (CEE/SP) que aprovou no início da tarde desta quarta-feira (19) o Currículo Paulista. Esse fato foi destacado tanto pelo secretário estadual Rossieli Soares, quanto pelo presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SP) e dirigente municipal em Sud Menucci, Luiz Miguel Martins Garcia, ao receber o documento aprovado das mãos do presidente do CEE/SP, professor Hubert Alqueres.

O novo currículo de São Paulo – batizado de Currículo Paulista – foi elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) em parceria com a UNDIME-SP, que envolveu as participações de dirigentes e técnicos educacionais de mais de 600 municípios paulistas. Seu conteúdo norteia e garante as aprendizagens essenciais dos estudantes, respeitando as especificidades do território paulista, com orientações para guiar o processo de ensino e aprendizagem e as práticas em sala de aula.

Luiz Miguel relembrou que os documentos que compõem o Currículo Paulista foram entregues para a análise e decisão do CEE/SP, em dezembro de 2018, no que foi reconhecido e aplaudido pelo secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, presente ao ato em que o Conselho anunciou a aprovação: “Esse resultado foi construído pelos que me antecederam no cargo e fundamentalmente pela UNDIME. Fará diferença nos próximos 10, 15 anos na vida escolar das crianças paulistas. Estou bastante convencido da eficiência do Regime de Colaboração com a UNDIME e impressionado com a produtividade do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, que tem agendas principais e não perde o foco das administrativas” – elogiou Rossieli.

São Paulo agora se iguala a outros Estados que já começaram processo de formação, e a ideia é a de que as formações se iniciem em 1 de agosto. E o secretário estadual enfatizou: “Nossas crianças não têm mais tempo de esperar que melhoremos a sua aprendizagem”.

CONSTRUÇÃO CONJUNTA – Para o presidente da UNDIME-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, é preciso enaltecer todos os que trabalharam até essa conclusão histórica e concentrou as suas expectativas positivas sobre o Regime de Colaboração: “Os municípios não perdem o protagonismo para o Estado ou o Ministério da Educação, atuar em conjunto não significa dizer sim a tudo, mas construir juntos. O trabalho dos municípios continua, firme e cada vez mais forte, agora é implantar o Currículo Paulista nos 645 municípios. Foi e tem sido muito importante ver todos os dirigentes municipais atuantes nos seminários regionais, na resposta que tivemos de todo o país durante a abertura para as sugestões para compor o novo currículo. Vamos construindo nossa plataforma de recursos formativos e promover as adesões”, justificou.

Hubert Alqueres, presidente do CEE/SP, abriu a palavra aos conselheiros presentes – 17 dos 24 que o compõem – que aprovaram por unanimidade de votos o Currículo Paulista, enaltecendo a atuação das conselheiras-relatoras Ghisleine Trigo Silveira, Ana Teresa Gavião Almeida Marques Mariotti e Rose Neubauer.

Para a professora Bernadete Angelina Gatti, o ato mostra que o CEE/SP revelou o seu papel empreendedor e agora vamos atuar na formação de professores e material didático.

A também conselheira Guiomar Namo de Mello lembrou o significado especial do secretário Rossieli Soares ter conduzido processo importante a nível nacional BNCC – quando era o Ministro da Educação no governo passado – e que se completa agora com o Currículo Paulista.

Por fim, o presidente da UNDIME-SP, Luiz Miguel, reiterou que iniciará esforço muito grande para adesão de todos os municípios ao Currículo Paulista: “Vamos dar significado e vida ao currículo em todo o Estado. A autonomia dos municípios para assumir as suas escolhas mas vamos incentivar que façam adesão em massa”, sustentou.

Rossieli Soares adiantou que a exemplo da BNCC, todo o Currículo Paulista será fragmentado em capítulos, para facilitar o acesso dos educadores em todo o Estado.

Membros da Diretoria Executiva da Undime São Paulo, como a Vice-Presidente Regionais/Grande São Paulo e Dirigente de Francisco Morato, Lélia Hartmann; Vice-Presidente Regionais/Interior e DME de Porto Feliz, Celso Fernando Iversen, Secretaria de Finanças e DME de Brejo Alegre, Denize Jacob, e a Secretária de Articulação e Dirigente de Educação de Tremembé, Cristiana Berthoud, participaram da sessão.