CARTA DE BOAS VINDAS AOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

É com muita satisfação que iniciamos mais um ano de trabalho e novas possibilidades. Aos que continuam desde a gestão passada, bom revê-los e revê-las, sempre importante tê-los conosco. Aos que estão chegando, sejam bem-vindos e bem-vindas, a Undime São Paulo também é o seu lugar e está aqui para apoiar você e sua rede educacional no planejamento, desenvolvimento das políticas públicas e na continuidade das ações.

2021 começou e trouxe para nós, gestores municipais, inúmeros desafios, mas o maior dentre todos será dirigir esta área necessária e estratégica em plena pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. No entanto, a Undime, que é a União dos Dirigentes Municipais de Educação, está aqui para auxiliá-los nas diversas situações do dia a dia da Secretaria Municipal de Educação.

Desde 1987, quando a seccional foi instituída no Estado de São Paulo, a Undime atua fortemente para defender os interesses da educação pública municipal brasileira. Temos como bandeira e premissa a educação pública com qualidade social e equidade, bem como o pluralismo e a gestão democrática apoiada na construção de consenso. Hoje, pela grandiosidade do nosso estado, a Undime está dividida em 13 macrorregiões e 49 polos regionais. O diálogo entre os gestores, por regional, também é algo que oferecemos com maestria. CONHEÇA O POLO E MACRO DO SEU MUNICÍPIO: https://www.undime-sp.org.br/polo-undime-sp/

Por isso temos a importante missão de articular, mobilizar e integrá-los, pois juntos podemos ir mais longe, buscar mais soluções e compartilhar boas práticas. É na educação dos nossos municípios, por exemplo, que o processo educacional dos alunos inicia, e essa é nossa responsabilidade. É na educação infantil que toda a trajetória dos pequenos sonhadores começa. E sonhos precisam ser oportunizados e vividos!

Em 2020, fomos a seccional brasileira com o maior número de gestores educacionais associados, foram 507 municípios ao todo. Em regime de colaboração e cooperação para dialogar e buscar as melhores ideias, vencemos inúmeras adversidades impostas por um ano atípico na vida de todas as pessoas e nações.

Digo que as escolas ficaram fechadas na maioria do tempo, mas a Educação não parou, continuou viva e pulsante nos lares das crianças, dos professores e de todos aqueles que, assim como nós, acreditam na transformação da sociedade pela educação. Família e escola atuaram juntas para que as atividades dos alunos fossem desenvolvidas.

Nesse período, com as atividades presenciais suspensas, realizamos dezenas de formações virtuais em nossos canais de comunicação. Nas videoconferências, abordamos questões relacionadas à educação infantil, alfabetização, educação especial na perspectiva da educação inclusiva, ensino remoto e híbrido, financiamento público, aplicabilidade da legislação e direito educacional, a importância da rotina para os bebês e crianças bem pequenas, retomada das aulas presenciais, necessidades das brincadeiras e jogos, entre outros.

A Undime São Paulo também proporciona, desde sempre, que todos os municípios participem dos debates e encontros, como o fórum estadual, seminários técnicos e de planejamento, reuniões regionais, conferências e outros eventos realizados em parceria com empresas da iniciativa privada e instituições educacionais que atuam em regime de colaboração conosco.

Em 2021, temos o desafio de ampliar o acesso à educação, busca ativa escolar dos alunos evadidos pela pandemia e outros fatores; alfabetização na idade certa, que é até o 3° ano do ensino fundamental; formação de professores e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista; valorização dos profissionais da educação e cumprimento da Lei do Piso Nacional; avaliação da educação básica, cumprimento dos Planos Nacional e Municipal de Educação, entre tantos outros.

E para continuarmos na construção de um novo legado, contamos, mais uma vez, com a renovação das anuidades dos municípios paulistas. Antecipadamente, destacamos a importância dos municípios realizarem o pagamento do boleto o quanto antes, garantindo à associação e a oportunidade de dialogar com inúmeros outros gestores e de #SerUndime! Caso não tenha recebido o boleto de associação, solicite pelo e-mail: undimesp@undime-sp.org.br

É por isso que contamos contigo. O apoio de todos é fundamental para a continuidade e ampliação das nossas ações.

Somos uma união!
Somos Undime São Paulo!

Carinhosamente,

Márcia Bernardes
Presidente da Undime São Paulo
DME de Mairiporã