CAMINHOS PARA O OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4 É TEMA DO SEMEAR EDUCAÇÃO, DO TRIBUNAL DE CONTAS

A Undime São Paulo, representada pela Diretoria Executiva e por dezenas de Dirigentes Municipais de Educação do Estado, participou na manhã desta terça-feira, 29 de janeiro, em São Paulo, do Semear Educação, evento realizado pela Escola Paulista de Contas Públicas “Presidente Washington Luís” do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Com o tema “Caminhos para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4”, a edição deste ano, coordenado pelo Observatório do Futuro, falou sobre os desafios na Educação e perspectivas para 2030; adoção dos ODS pelos municípios; apresentação de relatório ODS 4; dados abertos sobre educação no Brasil, o QEdu, e sobre Resiliência na Educação, apresentando casos práticos de escolas municipais.

A mesa de abertura contou com a participação do Prof. Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da Undime São Paulo e Dirigente de Educação de Sud Mennucci, de Rossieli Soares da Silva, Secretário de Estado da Educação, de Renato Martins Costa, Presidente/TCESP, de Haroldo Machado Filho, Assessor Sênior do PNUD e de Conselheiros do TCESP.

Durante o seminário, especialistas, acadêmicos e gestores públicos debateram temas relacionados aos desafios na Educação. Entre os palestrantes, o Assessor Sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Haroldo Machado Filho; dois professores indicados ao Prêmio Global Teacher, considerado o Prêmio Nobel da área: Débora Garofalo, apontada como uma das 50 finalistas deste ano, e Diego Mahfouz Faria Lima, um dos dez melhores do mundo no ano passado, entre outros.

A Undime também foi representada por Márcia Bernardes, Vice-Presidente Regionais/Interior e Dirigentes de Educação de Atibaia, por Lélia Hartmann, Vice-Presidente Regionais/Grande São Paulo e Dirigente de Educação de Francisco Morato, e de Celso Fernando Iversen, Secretário de Assuntos Jurídicos da Undime-SP e Dirigente do município de Porto Feliz.