BNCC E EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA SERÃO DISCUTIDOS NO II SEMINÁRIO TÉCNICO DA UNDIME SÃO PAULO, DE 12 A 14, EM CAMPOS DO JORDÃO

Com o tema “BNCC e a Educação da Infância: Caminhos possíveis para um currículo transformador”, a União dos Dirigentes Municipais de Educação do estado de São Paulo, Undime-SP, realizará de 12 a 14 de novembro, o II Seminário Técnico, no Orotour Garden Hotel, em Campos do Jordão.  O evento será dedicado inteiramente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil com o propósito de orientar e subsidiar os municípios na importante tarefa de implementação e formação ao longo de 2019.

Em sua segunda edição, o seminário também tem o objetivo de criar maior proximidade entre os Dirigentes Municipais de Educação, assessores e técnicos, permitir troca de saberes e experiências, assessorar os educadores em suas demandas diárias, além de proporcionar debates e reflexões essenciais neste momento de definições quanto aos currículos e transformações necessárias nas redes municipais para implementação da BNCC.

O formato do evento irá contemplar palestras, debates, oficinas, mostras de boas práticas, oficinas lúdicas, colóquios e plantões de atendimento com especialistas em currículo e BNCC.

Para Dra. Cristiana Mercadante Esper Berthoud, Dirigente Municipal de Educação de Tremembé, Secretária de Articulação da Undime-SP e Presidente da Comissão Organizadora, a expectativa é de um evento enriquecedor e orientador que seja, ao mesmo tempo, acolhedor e capaz de proporcionar profundas reflexões. “2019 será histórico na Educação das Infâncias pela oportunidade que temos, como DMEs, de criar e implementar um currículo transformador, e, para isso, precisamos nos preparar e criar estratégias conjuntas de apoio nos polos da Undime-SP para que todos os municípios tenham bons percursos de formação continuada para garantir a qualidade da implementação”, disse Cristiana.

Ao longo de todo evento, assuntos como: Caminhos Possíveis para a Implementação de um Currículo Transformador; As Infâncias que temos e como a BNCC pode ser uma via de transformação da Educação; Educação Infantil de Qualidade: Como promover?; Educação Integral e Integração com a Comunidade: como fazer acontecer na escola?; A Educação Infantil de qualidade que temos a oportunidade de construir; As 10 competências da BNCC na Educação Infantil, entre outros, são os destaques da eventualidade, que podem ser vistos na programação abaixo.

Parceiros institucionais e patrocinadores da Undime São Paulo, como: Moderna, FTD Educação, Editora do Brasil, Editora Positivo, Foccus, Planetta Educação, Pearson, Crescer e Somos Educação, farão colóquios sobre a BNCC da Educação Infantil: Direitos de Aprendizagem.

Neste ano, o seminário contará, ainda, com sarau, intervalo brincante, colóquios espontâneos, intervalo cultural e a participação da trupe Novos Atores, grupo teatral.

Programação (pdf)