APRENDIZAGEM DO ALUNO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO SÃO DESTAQUES DA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA, 12

A tarde do segundo dia do 29° Fórum Estadual da Undime São Paulo também foi marcada por momentos de reflexão para o aprimoramento da educação pública municipal. No início do período, uma mesa redonda com a participação de Maria Tereza Perez Soares, do CEDAC, Beatriz Lomonaco, da Fundação Telefônica, e Maria Inês Fini, ex-Presidente do INEP, com a mediação de Anna Pennido, do Instituto Inspirare, debateu a formação dos professores para o monitoramento e avaliação da aprendizagem do aluno.

Posteriormente, a Undime oportunizou aos participantes um painel sobre parcerias e recursos de planejamento disponíveis aos municípios. Mediado por Natacha Costa, do Centro de Referências em Educação Integral (EI), o painel teve a participação de Anita Gea Martinez Stefani, da Plataforma Conviva, e de Ana Lígia Scachetti, da Nova Escola, que apresentaram ideias e propostas de planejamento e organização da rede.

Os participantes receberam, então, informações sobre a importância de dados para a formalização de um diagnóstico para tomadas de decisões que amplifique e melhore a gestão educacional. “As redes precisam ter clareza de onde querem chegar”, ressaltou Anita, do Conviva Educação.

O painel foi finalizado com uma reflexão de Natacha Costa, que falou sobre a implementação da BNCC – currículo da Educação Integral. Para ela, a visão formativa da rede se constitui no projeto político pedagógico (PPP) da escola, onde todos os educadores devem construir uma visão compartilhada, pois o processo de ensinar e avaliar caminham juntos.

Costa explorou temáticas sobre o desenvolvimento de competências, a capacidade de transferência de conhecimento e sobre o processo de discussão curricular.

Por último, a programação oficial encerrou com a reunião com o Conselho de Representantes da Undime São Paulo e com a apresentação de candidatos ao processo eleitoral da nova Diretoria Executiva para o biênio 2019/2021.