“A EDUCAÇÃO TEM PRESSA!” MÁRCIA BERNARDES PARTICIPA DA ABERTURA DO I ENCONTRO VIRTUAL COM PREFEITOS E PRESIDENTES DE CÂMARAS ELEITOS, REALIZADO PELO TCESP

A presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã-SP, Márcia Bernardes, participou, há pouco, da abertura do “I Encontro Virtual com Prefeitos e Presidentes de Câmaras eleitos para o mandato de 2021/2024”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

A mesa de abertura contou com participação do Conselheiro Presidente do TCESP, Dr. Edgard Camargo Rodrigues, do Secretário-Diretor Geral, Dr. Sérgio Rossi, outros conselheiros, e do presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara.

Em sua fala de boas-vindas, Dr. Rodrigues saudou os prefeitos eleitos e lembrou os mesmos do compromisso para com a população. “Todos foram eleitos em razão das causas de campanha do último pleito. Lembro, ainda, que todos os gestores públicos devem agir de acordo com as leis vigentes”, destacou.

O presidente do Tribunal de Conta reforçou que 2021 não será um ano fácil e que os municípios devem se preocupar com o programa de imunização municipal contra a COVID-19 e com a educação, área importante da administração pública.

No discurso, a presidente da seccional paulista da Undime destacou que o momento atual é atípico e preocupante. “Nossas crianças precisam da escola e de uma educação de qualidade. Porém, saliento que a escola deve ser um lugar seguro para todos. Isso significa que as redes precisam de planejamento e organização para o retorno às aulas presenciais”, disse Bernardes.

A representante dos gestores educacionais paulistas recomendou, ainda, a necessidade do diálogo intersetorial entre os diversos atores da comunidade. “A educação tem pressa! A sociedade tem que ouvir todas as vozes, conselhos municipais, pais e responsáveis, professores, setores da saúde, enfim. Não podemos deixar nenhum aluno de fora, todos devem ter a qualidade da educação assegurada, mesmo em tempos de pandemia”.

PISO SALARIAL E FUNDEB

A presidente da Undime-SP lembrou os prefeitos da relevância do cumprimento do piso salarial mínimo do magistério. “A pandemia, mais que nunca, veio mostrar a importância do trabalho dos professores e demais profissionais da educação, e todos merecem valorização. E quando falo em valorização, começo pela questão salarial. Esse detalhe precisa ser observado e atendido”.

Bernardes evidenciou que o FUNDEB, recurso que financia a Educação Básica, foi sancionado, no ano passado, após muita luta e discussão. “Hoje temos um FUNDEB permanente que será mais redistributivo, levando mais recursos para aquelas cidades com mais limitações financeiras”, finalizou.

O encontro, que ainda acontece, pode ser acompanhado em: https://www.youtube.com/watch?v=a5ktMHj7D5Y