UNDIME-SP e Fundação SEADE refletindo sobre as dimensões do IPPI (Índice Paulista da Primeira Infância)

Na manhã desta quarta-feira 06 de Abril, a Presidente da Undime-SP Professora Marialba Carneiro reuniu-se com a Professora Maria Helena Guimarães da Fundação SEADE para uma reflexão sobre o Índice Paulista da Primeira Infância.

O Seade, fundação vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo, é hoje um centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. Para isso, realiza pesquisas diretas e levantamentos de informações produzidas por outras fontes, compondo um amplo acervo, disponibilizado gratuitamente, que permite a caracterização de diferentes aspectos da realidade socioeconômica do estado, de suas regiões e municípios e de sua evolução histórica.

Desenvolvido pela Fundação Seade, o Índice Paulista da Primeira Infância – IPPI classifica os 645 municípios do Estado de São Paulo segundo a oferta e utilização dos serviços de saúde e educação para a população de 0 a 5 anos residente em cada município.

Para a elaboração do IPPI dos municípios, são incluídos, no tópico da saúde, os percentuais de nascidos vivos com baixo-peso (menos de 2,5 kg) e de partos não cesarianos realizados no SUS, além dos resultados obtidos nas taxas de mortalidade na infância (menores de cinco anos) e de mortalidade por causas evitáveis em menores de um ano.

Atendendo à solicitação de vários dirigentes municipais, a professora Marialba Carneiro solicitou a presença de um representante da Fundação SEADE para discutirem as estratégias utilizadas para o levantamento das informações, visto que cada município  tem característica próprias para gerenciar o atendimento à primeira Infância, considerando que na área da educação, o SEADE analisa as matrículas em creche em relação à população de 0 a 3 anos e em pré-escola em relação à população de 4 e 5 anos. Também são contabilizados os números médios de docentes com ensino superior para cada 26 crianças e de profissionais por turma, nas creches das redes pública e conveniada.

Participaram da reunião os Técnicos do SEADE, que apresentaram a metodologia utilizada e ouviram os apontamentos dos Dirigentes presentes.

Ficou estabelecido que será feita uma atualização dos dados e a apresentação do cenário estadual na reunião ordinária da Undime-SP que acontecerá no dia 20 de maio.

A Undime-SP realizará um estudo para a normatização de funcionamento da Educação Infantil.