UNDIME-SP e TCE-SP discutem novas estratégias para melhorar a gestão educacional em São Paulo

tribunaldecontasA presidente da UNDIME-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Marialba Carneiro e o Vice-Presidente do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), o conselheiro Sidney Estanislau Beraldo, reuniram-se na última quarta-feira (6) na sede do TCE em São Paulo. Em pauta, diversos assuntos relativos às melhorias da gestão dos modelos educacionais dos municípios do Estado de São Paulo.

Um dos pontos principais da reunião foi a metodologia de avaliação aplicado no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), desenvolvido pelo Tribunal de Contas, reúne dados dos municípios nos setores de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidade e Tecnologia da Informação, e avalia se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva. O objetivo é oferecer elementos importantes para auxiliar e subsidiar a fiscalização nessas áreas.

Os representantes da UNDIME-SP elencaram diversos apontamentos para aperfeiçoar a metodologia do IEGM na área da educação que certamente irão colaborar no aprimoramento do questionário, melhorando ainda mais a avaliação dos poderes públicos em relação à área.

Outro assunto importante debatido pela presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro e pelo vice-presidente do TCE-SP, Sidney Beraldo, foi o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.

Ao final da reunião, ambos os dirigentes consideraram o encontro extremamente produtivo e firmaram um compromisso de buscarem juntos  cada vez mais soluções para aprimorar as políticas públicas educacionais.

reuniaotribunaldecontas