30º FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO – ATIBAIA/SP


30° FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO

EM MESA DE ABERTURA, UNDIME SÃO PAULO DIALOGA SOBRE A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E A EDUCAÇÃO DAS REDES

“Só estamos juntos pois a Undime São Paulo existe”, disse a presidente da seccional, Márcia Bernardes, durante abertura do Fórum.

——

Na tarde desta quarta-feira, 24, a Undime São Paulo deu pontapé inicial no 30° Fórum Estadual que acontece até hoje, 25, em Atibaia, no interior do estado de São Paulo. Neste ano, a seccional paulista da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) discute a qualidade da aprendizagem dos alunos nesse período de retorno às aulas presenciais.

Participaram Márcia Bernardes, presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, presidente nacional da UNDIME, que participou virtualmente, Rossieli Soares da Silva, Secretário de Estado da Educação de São Paulo – SEDUC-SP, Walid Ali Hamid – Aladim, Prefeito de Mairiporã-SP, Eliane Doratiotto Endsfeldz, Dirigente Municipal de Educação de Atibaia-SP.

Em sua fala de boas-vindas, a DME anfitriã, Eliane Endsfeldz, recebeu todos os presentes. “Atibaia é a cidade das flores, do morango, do pêssego e, hoje, a cidade da Educação que recebe secretários de educação de São Paulo. Sejam bem-vindos”, disse Endsfeldz.

O prefeito de Mairiporã-SP, Aladim, destacou a importância da escola e dos professores. “Com o retorno às aulas presenciais, estamos com aulas e números relevantes de alunos e professores nas escolas. Escola é lugar de conhecimento, não de vírus e pandemia. Hoje, faz-se necessário essa integração com todos os profissionais de Educação”.

Para o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, a Undime São Paulo é a principal parceira do Governo do Estado quando o assunto é Educação. “A estratégia de parceria e regime de colaboração são importantes, e a seccional da Undime tem um papel essencial”, comentou o Secretário.

Ainda, Rossieli falou desse momento histórico, onde a Educação está vencendo a pandemia. “Não é nada simples estar na administração nesta fase e, nós, da SEDUC, queremos apoiar às redes paulistas por meio das parcerias. É por isso que até o fim do ano ainda anunciaremos muitos projetos para agregar à Educação das cidades”.

O presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, que participou remotamente, destacou sobre a campanha de imunização dos professores no Estado de São Paulo, a primeira unidade federativa do país a vacinar os educadores e demais profissionais da Educação Básica. “A Undime no estado de São Paulo tem sido primordial em todos os aspectos. Com a construção das novas parcerias, todos os municípios ganham e, com isso, aprimoram a educação e a qualidade de ensino”, disse.

O representante dos dirigentes de Educação do Brasil ainda falou sobre a relevância das escolas abertas. “10% dos municípios no Brasil ainda não voltaram às aulas presenciais. Precisamos unir forças para termos todas as crianças nas escolas”, finalizou Garcia.

A presidente da Undime São Paulo fechou as falas da mesa agradecendo a presença de todos e destacou a relevância do momento em que vivemos. “O Fórum é o momento de integração, alento e encontro. Depois de ser adiado três vezes, estamos felizes pela realização deste evento tão primordial para a gestão municipal”.

“Todos os secretários de educação foram e são vencedores, pois os processos educacionais e a nossa rotina não são fáceis, nesse período delicado, muito menos. Sempre disse e repito que nós vamos escrever o melhor capítulo da educação. E, unidos, conseguiremos vencer mais rapidamente. Só estamos juntos pois a Undime São Paulo existe”, concluiu Bernardes.

O vice-governador, Rodrigo Garcia, que participou por vídeo, falou que a aprendizagem deve ser vista por todos os educadores. A pandemia veio para mostrar que temos que melhorar a educação e qualificar os professores. É por isso que o Governo do Estado de São Paulo reafirma o apoio à Educação das redes paulistas.


Prezado participante do 30° Fórum Estadual da Undime São Paulo “Como garantir qualidade no aprendizado em um novo tempo na Educação?”,

Nosso evento presencial está próximo, começa amanhã, 24 de novembro, no Tauá Resort & Convention, em Atibaia-SP, e irá até quinta-feira, 25.

Estamos felizes pela oportunidade de vivenciarmos, juntos, este momento histórico onde dialogaremos sobre a importância da Educação Pública e da qualidade da aprendizagem das nossas redes.

Na página http://www.undime-sp.org.br/30forumestadual/ há informações importantes que você deve saber.

Amanhã (24), no fim do dia, para celebrarmos o nosso encontro, teremos um jantar festivo com a animação da Banda Santa Ifigênia.

Na mesma página, você encontra a programação com cada detalhe do 30° Fórum Estadual da Undime São Paulo.

A programação desta quarta-feira também pode ser acompanhada em: http://youtube.com/undimesaopaulo

Nos vemos amanhã!

Até breve,


Prezado participante,

O 30° Fórum Estadual da Undime São Paulo “Como garantir qualidade no aprendizado em um novo tempo na Educação?”, que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro, no Tauá Resort & Convention, em Atibaia-SP, está próximo!

Abaixo, compartilhamos informações importantes para facilitar a sua logística até o local do evento. No primeiro dia, 24, iniciaremos o credenciamento para o evento a partir das 13h (horário de Brasília). A partir das 11h30, começaremos a recepção de todos os convidados que chegarem antes. OBSERVAÇÃO: O ALMOÇO DO DIA 24 NÃO ESTÁ INCLUSO NO PACOTE. Sugerimos que almoce antes da chegada ao resort. Caso queira almoçar no Tauá, pedimos que sinalize interesse, até o dia 22/11, com a Maristela Maranho (17) 99145-1989 (Valor: R$126,50 + R$25,00 *pacote de bebidas contendo água, suco e refrigerante + ISS).

Na chegada, após passar pela portaria, o participante deve ir direto para a área do evento (Centro de Convenções – Salão América Central). As bagagens poderão ser guardadas no maleiro disponibilizado especificamente para a Undime São Paulo.

O check-in do apartamento (para quem hospedará no Tauá Resort) estará disponível a partir das 18h, do dia 24, na recepção do mesmo.

O Check-out (saída do apartamento) deve ser feito até o meio-dia, no dia 25. Posteriormente, as bagagens podem ser acomodadas novamente no maleiro disponível para os participantes do Fórum.

Endereço do Tauá Resort & Convention: SP-065, Rod. Dom Pedro I, Km 86 – Rio Abaixo, Atibaia – SP, 12952-729.

Nos vemos em breve!

Atenciosamente,


PROGRAMAÇÃO DO 30° FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO
PRIMEIRO DIA – 24 DE NOVEMBRO

11h30

– Início da chegada dos Dirigentes Municipais de Educação e assessores educacionais ao Tauá Resort & Convention

13h

– Recepção musical

– Credenciamento para o Fórum Estadual

– Entrega de sacolas e brindes

– Visita dirigida aos stands

14h

– Direcionamento para as salas

14h15

– Apresentação artística

14h30

– Mesa de abertura – Os desafios da educação pública municipal e a garantia da qualidade do ensino em um novo tempo na Educação, com Márcia Bernardes (Presidente da Undime São Paulo); Rossieli Soares da Silva (Secretário de Estado da Educação de São Paulo – SEDUC-SP), Walid Ali Hamid – Aladim (Prefeito de Mairiporã-SP), Eliane Doratiotto Endsfeldz (DME de Atibaia-SP), entre outras autoridades convidadas.

15h30

– Palestra Magna – “Educar para quê? Valores éticos, morais e existenciais”, com o Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho.

16h30

– Apresentação Cultural

17h10

– Palestra “Esperançar – Como garantir qualidade no aprendizado em um novo tempo na Educação?”, com Márcia Bernardes (presidente da Undime São Paulo)

17h50

– Visita dirigida aos stands

– Café de interação

– Momento musical

18h10

– Momento livre

19h30

– Jantar festivo

– Apresentação Cultural


SEGUNDO DIA – 25 DE NOVEMBRO

8h

Visita dirigida aos stands

Direcionamento para as salas das oficinas

Abertura oficial do dia com Márcia Bernardes

9h

Palestra “Contribuições da Undime para a gestão da educação pública municipal”, com Luiz Miguel Martins Garcia (presidente da Undime Nacional)

10h

Oficinas (Os convidados participarão das oficinas que escolheram no ato de inscrição)

– Ensino Híbrido: Possibilidades e desafios. Palestrante: Débora Garofalo

– Educação Infantil: integrando cérebro, corpo e emoções das crianças. Palestrantes: Maridalva Bertacini e Oliver Lima

– Gestão 5.0 – A Educação municipal não pode esperar. Palestrante: Ton Ferreira

– Cenários que mudam: como incentivar o Professor para a retomada pós-pandemia. Palestrante: Profa. Daniela Alves da Silva

– A operacionalização do Novo FUNDEB. Palestrante: Daiane Cavalcanti

– Interagindo em Libras: brincar e aprender!. Palestrante: Amanda Ballarin Dias e Victor Hugo Carbonari

12h

Almoço

13h30

Oficinas (Os convidados participarão das oficinas que escolheram no ato de inscrição)

– Ensino Híbrido: Possibilidades e desafios. Palestrante: Débora Garofalo

– Educação Infantil: integrando cérebro, corpo e emoções das crianças. Palestrantes: Maridalva Bertacini e Oliver Lima

– Gestão 5.0 – A Educação municipal não pode esperar. Palestrante: Ton Ferreira

– Cenários que mudam: como incentivar o Professor para a retomada pós-pandemia. Palestrante: Profa. Daniela Alves da Silva

– A operacionalização do Novo FUNDEB. Palestrante: Daiane Cavalcanti

– Interagindo em Libras: brincar e aprender!. Palestrante: Amanda Ballarin Dias e Victor Hugo Carbonari

15h30

Visita dirigida aos stands

Café de interação

16h

Direcionamento para as salas

Encerramento do evento com a Diretoria Executiva

Apresentação cultural


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FÓRUM DA UNDIME SÃO PAULO QUE ABORDARÁ A GARANTIA DA QUALIDADE NO APRENDIZADO

Inscrições iniciaram nesta quarta-feira, 27, e vão até o dia 12 de novembro. Dirigentes Municipais de Educação podem se inscrever gratuitamente.

Nos dias 24 e 25 de novembro, a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP) realiza a 30° edição do Fórum Estadual da instituição. Com o tema “Como garantir qualidade no aprendizado em um novo tempo na Educação?”, o evento, que acontecerá no Tauá Resort & Convention, na cidade de Atibaia-SP, interior do estado, trará as principais e atuais temáticas da educação pública municipal.

Por conta da pandemia, o Fórum, que aconteceria em março deste ano, teve de ser adiado por conta do aumento do número de casos da COVID-19, o novo coronavírus.

Exclusivo e gratuito aos Dirigentes Municipais de Educação Paulistas de cidades associadas à Undime, o Fórum abordará sobre as políticas educacionais; garantia da aprendizagem dos estudantes; financiamento da educação; ensino híbrido; formação de educadores; educação inclusiva; gestão e planejamento educacional, entre outras temáticas.

De acordo com a presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã-SP, Márcia Bernardes, a educação é o caminho da esperança. “Esperançar também será o foco do Fórum. Em regime de colaboração e união, vamos dialogar e apresentar propostas para que a Educação seja, de fato, o caminho da esperança e de um mundo melhor, sem diferenças e com equidade que tanto destacamos.”

Serão dois dias com plenárias, atividades educacionais e oficinas práticas. O evento contará com parceiros da iniciativa privada que apresentarão soluções em stands comerciais, como a Moderna, Editora do Brasil, Faz Educação, FTD Educação, Editora Ática, Foccus Educação e Tecnologia. Também, nos momentos de interação entre os participantes, a Edify Education, Editora Baobá e Pearson apresentarão ideias inovadoras para a Educação das redes municipais.

Parte da programação, que será divulgada em breve, será transmitida, ao vivo, pelo canal do YouTube da seccional (https://www.youtube.com/undimesaopaulo).

O Fórum contará com plantão de atendimento com a equipe jurídica da Undime São Paulo, Secretaria de Estado da Educação, Conviva e FNDE/MEC (a confirmar).

Inscrições e mais informações em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAQw6e1xnL1Ag9H7FQsnDfJQvFxpy1oO7ciiHAuLt55qy2xg/viewform

De agora em diante, disponibilizaremos, em nosso portal, boletins frequentes com novidades sobre o evento.

Acompanhe: http://www.undime-sp.org.br e as redes sociais da Undime São Paulo.


LOCALIZAÇÃO

SP – 065, Rod Dom Pedro I Km 86, Atibaia / SP

SUGESTÕES DE RESTAURANTES PRÓXIMOS AO TAUÁ RESORT

Grill Sul
Rod. Dom Pedro I km 85, Atibaia, Estado de São Paulo Brasil

Seo Dito Bar Gastronômico
Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 3030 – Jardim do Lago, Atibaia – SP, 12947-120

Restaurante Oasis
R. Clóvis Soares, 716 – Alvinópolis, Atibaia – SP, 12942-560


MATERIAIS DA PLENÁRIA

DIA 24 DE NOVEMBRO

MATERIAL EDUCACIONAL – EDUCAÇÃO INFANTIL – MÁRCIA BERNARDES


“ESPERANÇAR – COMO GARANTIR QUALIDADE NO APRENDIZADO EM UM NOVO TEMPO NA EDUCAÇÃO?” – MÁRCIA BERNARDES


DIA 25 DE NOVEMBRO

PLANO DE AÇÕES INTEGRADAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – RENILDA SOARES


PROGRAMA SP SEM PAPEL – SERVIÇO DEMANDAS – RENILDA SOARES


FICHA NORMATIVA PAINSP – RENILDA SOARES


OFICINA: “A OPERACIONALIZAÇÃO DO NOVO FUNDEB” – DAIANE CAVALCANTI (EDITORA ÁTICA)


OFICINA: “GESTÃO 5.0 – A EDUCAÇÃO MUNICIPAL NÃO PODE ESPERAR” – TON FERREIRA (FAZ EDUCAÇÃO)


OFICINA: “ENSINO HÍBRIDO – NOVOS CAMINHOS PARA ENSINAR E APRENDER” – DÉBORA GAROFALO


OFICINA: “CENÁRIOS QUE MUDAM: COMO INCENTIVAR O PROFESSOR PARA A RETOMADA PÓS-PANDEMIA” (FTD)


BOLETIM INFORMATIVO

BOLETIM INFORMATIVO N°1 – FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO (24 E 25 DE NOVEMBRO, EM ATIBAIA-SP)


BOLETIM INFORMATIVO N°2 – FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO – ASSESSORIA JURÍDICO-EDUCACIONAL (PLANTÃO JURÍDICO AOS PARTICIPANTES)


BOLETIM INFORMATIVO N°3 – FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME SÃO PAULO – OFICINAS EDUCACIONAIS


BOLETIM INFORMATIVO N°4 – RECADOS IMPORTANTES


ÚLTIMAS NOTÍCIAS